quarta-feira, 20 de agosto de 2014

[TACROOM] AIRSOFT NA MÍDIA: "A LIGA"

O rapper e apresentador Thaide, em : A LIGA / Band


Hop!

Ontem, por volta das 23 horas, foi exibida matéria sobre o Airsoft no programa A LIGA, da Band. Não vi "ao vivo", mas pude vê-la hoje através do Youtube.

Confesso que relutei um pouco em escrever esse texto, creio que a maioria das coisas que deveriam ser ditas já foram. Mas, assim como diversos praticantes o fizeram, resolvi dar meus $ 0,2 sobre a matéria veiculada na TV.

Em primeiro lugar, divulgar nosso esporte em um veículo de massa (em um país como o Brasil) é SEMPRE algo temeroso, afinal, nossos governantes tem a petulância de querer decidir o que nosso filho pode ou não brincar, imaginem então a divulgação de um esporte que "simula algo tão próximo ao real".


Em segundo lugar, para os praticantes da "velha guarda", já é sabido que a equipe que aparece em destaque no programa, é, digamos assim, uma equipe bem "exótica" (pra pegar leve). Existiram outras matérias de mídia e outros fatos no passado em que eles foram criticados da mesma forma quanto foram agora. Existe uma vontade de "reinventar a roda" por parte dessa moçada que é incompreensível, vide o que eles chamam (no próprio site deles) de "S.A.R".

Mas, sem maiores delongas, colocarei aqui o que mais me incomodou enquanto praticante:

1) Airsoft como "técnica de defesa pessoal" (05:25 min)  - Loucura. Não existe relação alguma da prática do AS com "melhora" ou "desenvolvimento na habilidade" de defesa pessoal. Para os que curtem ou desejam aprender, que se matriculem em algum tipo de arte marcial, curso de defesa pessoal e/ou de combate corporal que utilize algum tipo de  ferramenta (faca, bastões, etc). Se o "Capitão" o fez "com sucesso" no vídeo, certamente tal habilidade não foi conseguida através da prática do AS.
Isto foi realmente lamentável.

2) Sair de casa completamente fardado (06:15 min): Uma palavra define: Idiotice! 
Calça camuflada + coturno (detalhe: com a calça por cima do coturno) é o suficiente. Nada de "cinto tático", plataforma de perna, coldre, faca ou outro tipo de acessório. Sair assim é "pedir" para ser abordado pela polícia (menos mal) ou por um bandido (pior dos mundos). 
Mais um fato completamente lamentável e que pode gerar riscos (de morte, inclusive) para o praticante.

3) "Presidente da Liga Brasileira de Airsoft"(11:00 min) - Quando e onde foi realizada votação democrática para a eleição deste senhor? Como praticante, quero saber, pois se ele é presidente de tal Liga Brasileira, quero exercer meu direito ao voto, secreto inclusive!

4) Armamentos com pontas com fita VERDE (diversos momentos ao longo do programa) - Verde? Ou é laranja ou é vermelha, ponto. Mudou algo e não me informei direito? E por favor, vamos usar o bom senso e pintá-las, não usar uma fita no local de onde deveria haver tinta (bom senso é fundamental, mesmo que a portaria não explicite "pintada").

Os 4 quesitos supracitados são, ao meu ver, quesitos que REALMENTE impactam diretamente na imagem do esporte e que são deveras lamentáveis (será que deixei passar algo?).

Agora, gostaria de comentar a questão do "militarismo e patentes": O fato deles se tratarem através de "patentes virtuais", com todas as características do militarismo (SIM SENHOR! NÃO SENHOR! ORDINÁRIO, MARCHE! FLEXÕES E MARCHAS) me incomoda muito, mas - definitivamente-  não me diz respeito. Dentro da equipe deles eles tem o "direito" de se chamar de "Coronel, Capitão, Brigadeiro, Major, Soldado", etc. Não podem fazer isso FORA do "mundo da guerra de bolinhas", ponto.

De ante mão, afirmo que quando vi isso durante o programa, tive um fortíssimo sentimento de vergonha alheia, contudo, não consigo ver nesta questão algo concreto que impacte negativamente em nossa atividade, a ponto de causar "extrema indignação". Existem treinamentos físicos (para dar apenas um exemplo) que "pegam emprestado" diversas características do militarismo, inclusive as  "patentes", portanto não será isso que irá macular a imagem do esporte. Talvez da equipe deles, mas não do esporte como um todo.

Isto posto, meus camaradas, encerro minhas considerações sobre tal programa, rogando aos deuses da bolinha de 6mm que iluminem os praticantes e façam-nos entender que - no fim - todos somos responsáveis pela correta divulgação e, acima de tudo, devemos respeito aos demais companheiros de esporte, estejam estes praticando do Oiapoque ao Chuí.

Força & Honra!

Aranha

9 comentários:

  1. Sucinto e direto Aranha.
    O vídeo, a matéria, a exposição desnecessária e todo o resto, editado ou não pela rede de TV é lamentável.
    Um marco lastimável para o Airsoft e toda comunidade de praticantes de Simulação Militar no Brasil.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Meu camarada Marcelo Utsch,

      Concordo até com as vírgulas! Existem formas muito mais bacanas, sérias e competentes de se apresentar o esporte à população, inclusive mostrando como pode ser divertido e saudável a prática de " esportes de cunho tático" (ainda que todos tenham este ingrediente em sua composição).

      Forte abraço e continue sempre com o belíssimo trabalho à frente da moçada vibradora dos Galos de Briga!

      Hurra! :-)

      Excluir
  2. Professor, todos os pontos destacados também me encomodaram logo de cara. E o lance de atirar no reporter, foi vergonhoso. Completamente desnecessário.
    O fato do reporter ter solicitado cuidado com o câmera, me remete a completa falta de respeito e uso dos dispositivos de segurança.
    Em alguns momentos do jogo percebi situações de tiro cego e etc.
    No meio militar, também existe a figura do "vibrador", aquele cara que gosta de levar tudo ao extremo.
    Bom, analisar e comentar é importante.
    Infelizmente, cada vez mais teremos material desse tipo.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Cadu meu chapa, cada um avaliou utilizando para isso seus próprios filtros, mas o que chama a atenção é que tivemos quase que unanimidade no que diz respeito a: "Pisaram na bola".

      Mas, como disse no texto, não é de se espantar, basta puxar um breve histórico da moçada que foi destaque na reportagem pra entender.

      É triste? Sim, mas o que podemos fazer é o que estamos fazendo, opinar e lançar luz ao tema polêmico. Omissão é que não pode!

      Abração e obrigado pelo comentário!

      Aranha

      Excluir
  3. Muito obrigado Rafael, mesmo!

    Forte abraço!

    Aranha

    ResponderExcluir
  4. Muito bom seus comentários! É difícil encontrar um blog com informações clara inclusive a principiantes.

    Me enquadro nessa situação por sinal, comprei uma AEG de cara porque me apaixonei pelo esporte. Mas já estou pensando em vender meu equipamento pelo fato de os grupos serem muito fechados! Sempre com muita dificuldade de comunicação.

    Abs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Marcelo!

      Muito obrigado pelos comentários!

      Em que Estado da Federação você está? Creio que possa ajudá-lo dando dicas de grupos e/ou pessoas que talvez possam dar uma força pra você!

      Não desista, no início as coisas parecem um pouco obtusas, mas você verá que rapidamente irá se enturmar e dar continuidade a essa paixão que é o airsoft.

      Qualquer dúvida: aranha.so4a@gmail.com

      Força & Honra!

      Aranha

      Excluir
  5. Eu só gostaria de saber que treinamentos físicos se apropriam de características do militarismo, vejo vídeo de algumas equipes treinando e com minha formação posso afirmar aquilo e perda de tempo 1 dia na semana não é capaz de provocar melhora crônica ou aguda do condicionamento.

    ResponderExcluir