Logo da Campanha: "Airsoft Legal"
Hop!
Moçada, dando continuidade aos posts sobre segurança, vamos comentar sobre algo importantíssimo, que é: PONTA LARANJA OU VERMELHA nas armas de pressão destinadas à prática do AS.
Temos, segundo a portaria n. 02 - COLOG, de 26 de Fevereiro de 2010, o seguinte texto:
"Art. 18. As armas de pressão por ação de gás comprimido ou por ação de mola tipo airsoft fabricadas no País ou importadas, devem apresentar uma marcação na extremidade do cano na cor laranja ou vermelho "vivo" a fim de distingui-las das armas de fogo."
Vamos realizar um exercício interpretativo acerca do exposto, objetivando um melhor entendimento do que está descrito na sentença "Seção VI: Da identificação".
1) COR:
Tal característica é para a identificação do equipamento para prática desportiva, diferenciando-o de uma arma de fogo real.
2) COR (desdobramento):
Tal característica é para a identificação do equipamento para a prática desportiva, diferenciando-o de uma arma de fogo real, objetivando prover segurança AO PRATICANTE, pois o agente da lei ao visualizar tal característica, por convenção, saberá que o equipamento NÃO se trata de uma arma de fogo, mas de uma arma de pressão.
Resumindo: A ponta vermelha "vivo" ou laranja fluorescente é PARA SUA SEGURANÇA meu amigo!
Imagine que você está jogando em algum lugar que julgue seguro, mas a vizinhança viu, ligou para polícia e informou que está ocorrendo "uma grande movimentação suspeita de homens armados até os dentes!" O detalhe da ponta - laranja ou vermelha- poderá ser uma das características (até mesmo a única!) verificadas pelo agente de segurança pública no momento de uma aproximação, que poderá fazer a diferença entre ele efetuar um disparo em sua direção ou não!
Neste momento você deve estar pensando: "Esse Aranha é exagerado demais, isso jamais aconteceria..." Bem, deixe-me contar uma historinha: ouvi pessoalmente de um policial experiente do GRAER: "Se eu vejo lá de cima várias pessoas armadas com esse equipamento, neutralizo ao menos um para depois descer a aeronave".
Note que por mais que ele não conheça o AS, visualizar "todas as armas" com as mesmas características poderá ser um fator que desperte uma conversa com os demais tripulantes, ou a necessidade de passar o rádio para o COPOM, etc. Obviamente este é um caso extremo (existem diversos fatores envolvidos), mas é de suma importância que sejam seguidos à risca todos os procedimentos para que, "de cara", o agente entenda que ali se pratica o AS, não havendo qualquer tipo de ilicitude
Ah, para os incautos que desejam colocar a culpa no agente de segurança pública, pergunto: Você prefere ser responsável por um item referente à sua segurança, ou espera que "terceiros o interpretem?"
3) Ponta LARANJA FLUORESCENTE ou VERMELHO "VIVO:"
Não é verde, não é lilás, não é azul turquesa nem rosa mosqueta, é LARANJA FLUORESCENTE ou VERMELHO "VIVO".
4) "Marcação na extremidade do cano:"
Ainda que o texto não cite espessura, por favor, TENHA "FUCKING" BOM SENSO e deixe-a de um tamanho que seja visível a uma certa distância! Não faça como alguns praticantes, que deixam apenas uma pequeníssima faixa, da espessura de um fio de cabelo de um monge albino que mora no pico do Monte Lavatini. Caramba, será que não dá para entender que uma faixa VISÍVEL não o fará "menos tático", "menos camuflado" ou "menos plotável" em campo?
SEGURANÇA CARA, SEGURANÇA!
5) "Tinta ou fita?"
Ainda que o texto não fale de "pintura", PELO AMOR DE DEUS, estamos no Brasil! Antecipe-se à possíveis interpretações indesejáveis dos responsáveis por nossas leis, e PINTE-AS! Não utilize fitas auto-colantes para realizar tal procedimento.
Se o equipamento que você comprou veio com Flash hider plástico, e você mandou vir de fora outro modelo em metal, ao trocá-lo, PINTE-O! A fita poderá cair ou ser removida com facilidade. Utilize algum tipo de tinta (até mesmo esmalte de unha pode quebrar um galho em uma emergência!), mas NÃO OPTE por fita.
6) Faça isso, ou...
Reza a lenda do aprendizado que o "serumano" só aprende em duas circunstâncias: AMOR ou DOR. Não sei exatamente o que ocorreu em Portugal, mas os nossos irmãos de lá precisam ter suas armas de pressão pintadas em quase 2/3 para poder praticar o esporte, vejam:
Irmãos de esporte de Portugal: Notem as pinturas obrigatórias das AEG´s.
Irmãos de esporte de Portugal: Notem as pinturas obrigatórias das AEG´s.
E ai, olhando por este prisma, parece que apenas a ponta pintada já está bom demais, não é verdade? Tenho a certeza de que eles optariam, com sorriso no rosto, em ter apenas o flash hider de suas armas de pressão pintado.
Aos camaradas que tiverem dicas de tintas ou "canetas" para pintura dos flash hider´s ou redutores de ruído, peço a gentileza que poste nos comentários a marca, modelo e - se possível - onde podemos encontrá-los.
AIRSOFT RESPONSÁVEL é AIRSOFT SEGURO - Faça sua parte!
Obs.: No Facebook existe uma campanha muito bacana, intitulada: "Airsoft Legal", que incentiva os jogadores a utilizarem seus equipamentos conforme portaria n. 02 - COLOG. Vale curtir a página dos caras: https://www.facebook.com/airsoftlegal?fref=ts
Força & Honra!
Aranha