sexta-feira, 10 de julho de 2015

[TACROOM] TACTICAL TALK - 04!





Chegou a hora!

Depois de um longo e tenebroso inverno, cá estamos nós com nosso Tactical Talk 04!

***********************************************
CLIQUE AQUI PARA OUVIR:
http://www.spreaker.com/user/tacticalroom/tr-tactical-talk-04
***********************************************


*Agradecimentos!
*Polêmicas!
*Participações Especiais!
*Mais polêmicas!
*Análise de cenas & muito mais!

Baixe, clique, ouça, compartilhe!

Vamos debater!

Força & Honra!

======================================
*Vinheta de Abertura* (00:00 - 00:30)
Abertura (00:31 - 7:07)

*Vinheta da seção "Novato"* (07:08 - 7:35)
Sessão do Novato (07:36 - 40:44)

*********************************
Participações Especiais via Texto:
*********************************

******Participação Coral (75 Regiment - RJ)*****

"Oi Aranha
Respondendo sobre FPS vou escrever aqui pq tou de molho com uma puta gripe, nem fui trabalhar de tal mal que estou.
O FPS não é tudo a minha TM mencionada por vc tinha 285 fps com 0.25. e a própria tinha uma precisão magnifica e nao perdia em nada por uma de 400fps. Enfim, o ponto aqui é que se vc tiver uma AEG com os ups certo com um cano de precisão e um excelente Hop up, e claro a própria BB de qualidade para poder viajar até onde vc quer o FPS alto vai ser só um coadjuvante. Meu conselho que esse pessoal  que está começando começe sempre pelo que a sua AEG está indicando 320, 350, 370fps. Aprendam com o fps baixo, assimilem a forma segura das regras dos eventos, e a medida que vc vai adquirindo experiência nos jogos vc já pode optar por upgrades inteligentes.(cano de precisão, hopup e BB de qualidade). Mesmo com um FPS baixo, e com experiência ao longo do tempo nao estamos menos propicios de acontecer acidentes mas com certeza será menos doloroso."


**********Participação do Diogo (G.R.O.T.A - BA)**********

"Então aranha, sobre o limite de fps em 400 para armas de assalto.
Diante mão minha opinião eh abaixar esse limite para 300 ou 330, visto que os combates sao abaixo dos 30m e em muitas equipe esse limite virou meta. E(talvez) por isso vemos os crescentes casos de acidentes no Brasil com airsoft.

1) Temos que saber sobre  as forças de que exercem dentro das gearbox (GB).
Dentre as forças que atuam no momento de disparo. ( antes e durante o disparo a bb ainda está saindo da arma) a mais importante para o mecanismo eh a força de impacto com que o pistão chega ao final do curso, na cabeça do cilindro, após a descompressão da mola. 
Muitas pessoas que procuram fazer um up grade desconsidera essa força e acaba tendo um problema com a GB. Existem algumas formas de suavizar essa batida,, mas não vem ao caso.

2) As Molas: 
As molas para airsoft  vem com numerações (M90, m100,  m120..) essa numeração significa o percentual de aumento (ou redução se a mola for abaixo de 100), o que quer dizer que a m100 eh a original daquele fabricante para aquele tipo de GB. exemplo uma mola m110 irá aumentar 10%  da original.
O que muitas pessoas não se atentam eh que fabricantes tem padrões diferentes e molas m100 em um arma pode aumentar muito o fps de outra e poderá até não servir. (Então se for comprar uma peça de reposição, compre do mesmo fabricante para o modelo da sua arma).

3) Distância efetiva x agrupamento.
A distância efetiva de tiro está relacionada não apenas com o fps, mas sim com conjunto de vazão de ar do cilindro mais aproveitamento de ar no cano.
Logo erra aquele que pensa que uma mola maior será a salvação para uma arma com a melhor pontaria.
o agrupamento de tiro,por sua vez eh independente de mola, e está relacionado diretamente com o diâmetro interno do cano.
Com o cano interno menor, a bb sai com mais constante e pouca energia eh perdida com correção do desvio de trajetória. A bolinha tem um aproveitamento melhor em cada disparo.

4) Mais importante: Fair Play.
O airsoft eh um esporte de caráter recreativo (visto que não há competições ou ganhadores).
Então não há motivo para querer  machucar o colega. Tenho visto muitos "acidentes" com airsoft que sou a favor da redução do limite do fps.
A maioria dos jogos são em área de cqb ou a distância de combate eh menor que 30 metros (até em áreas de mata). Eh possível deixar uma arma de airsoft precisa nos disparos com o fps muito mais baixo que os 400 que está adotado no Brasil

5) Honra: muitas pessoas  estão querendo aumentar o fps da arma porque o colega (muitas vezes da equipe) não estão se acusando. Para essas pessoas que não se acusam temos que mandar ir jogar boliche sem pino, saltar de para quedas sem o para quedas. Pq esse tipo de cara não tem o pilar principal do airsoft que eh a HONRA. Essa mentalidade que  tem que ser difundida. Esse FDP não serve para praticar airsoft, nossa diversão depende de todos se acusarem quando tomarem um tiro."


*********************************
Participações Especiais via Áudio:
*********************************
Participação Amarílio (Galos de Briga - MG)
Participação Kinas (Recon Unit - SC)
Participação Lauriano (DevGru - RJ)
Participação Marcelo Utsch (Galos de Briga - MG)
Participação Pajé Tapuia (Escorpião Pelotão B - Natal)
Participação Pedro (SO4 - RJ)
Participação Tarso (GRR - RJ)

*Vinheta Tema Principal* (40:45 - 41:03)
Tema Principal (41:08 - 57:34 )

*Vinheta "Filme"* (57:35 - 57:59)
Discussão sobre cena do filme: PROVA DE VIDA (58:00 - 01:08:52)

*Vinheta "Agradecimento"* (01:08:53 - 1:09:14)
Agradecimentos (1:09:15 - 1:10:59 )
======================================


-LINK do filme (trecho comentado: 01:28 - 01:40)
https://www.youtube.com/watch?v=kO-pxO7HVro

-LINK do Tactical Room - FPS ou FDP
http://tacticalroom.blogspot.com.br/2014/09/tacroom-fps-ou-fdp-relacao-entre-ambos.html


Força & Honra!

Aranha

6 comentários:

  1. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  2. Grande Aranha,

    Primeiramente parabéns pelo sucesso deste projeto, vc e merecedor disso tudo.

    Vamos aos temas.....

    Fps,

    Não vejo e nunca vi necessidade, pois de todas aegs que tive nunca as modifiquei e nem por isso deixei de me divertir por conta disso, muito pelo contrário me divertir pra caralho.

    Lembrando já me machuquei por conta de disparo a curta distância, se o Fps estive alto o dano seria bem maior.

    E no meu leigo entendimento ser bom e honrado jogador vai além de alguns fps´s a mais e limite e limite e sem exceção .

    Federação....

    Desnecessário!!!!!!!

    Vou tentar expor aqui meu ponto, espero que consiga.

    Primeiro ponto acho ser subterfúgio para alimentação de ego que no AS é bem grande diga-se de passagem.

    No segundo ponto, a parte prática ainda não consegui vislumbrar alguma aplicação e benefícios.

    Digo porque ela estaria abaixo da portaria regulamentadora que já possuímos, assim como, de forma dicotomizada nos estados já temos as associações, grupos, organizações e etc, pois seja qual estado e denominação seguir terá de estar seguindo a portaria, pq senão segui-lá com federação, grupo e /ou associação estará irregular e ponto .

    Quanto a atuação não contribuiria muito, porque para que possamos contribuir de forma efetiva para o esporte e sermos bem vistos pelo Estados e sociedade, digo isso porque em nosso país tudo que tem gatilho é ilegal, ouso dizer, imoral, temos de ser fiscais de nós mesmos, ou seja, bastamos seguir a portaria a risca a sim faremos a diferença sem necessidade de federação.

    Mas digo, caso lá na frente consigam me mostrar que a implantação de federação trará benefícios ao esporte com certeza mudarei de idéia .

    Abs a todos !!!!!!!



    Feijão !!!! :D

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Hop!

      Grande Feijão, meu brother, que bom vê-lo por aqui!

      Em primeiro lugar, obrigado pela força, você faz parte disso tudo!

      Em segundo lugar, concordo com os demais itens citados (e explicados) por você! Estamos consoantes as nossas opiniões!

      Mas isso já era esperado, não é mesmo? ;-)

      Forte abraço meu amigo, e te cuida!

      Força & Honra!

      Aranha

      Excluir
  3. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  4. Olá Aranha! Parabéns pelo seu trabalho. Seu material é muito bom, direto e objetivo. Além do mais, tens o "dom da palavra", com bom ritmo. Show!
    Tema espinhoso! Se me permitir, gostaria de dar um pitaco nesse TT04: sou do Norte (Manaus/AM), faço parte de uma equipe nominada como Rio Negro PMC (RNPMC), que fez em Março/15 um ano de existência. Não queremos mídia, auto-promoção ou oba-oba e certamente não ouvirá nada sobre nós na comunidade local de airsoft, mas como este é um espaço com um público bem seleto e específico, que em geral pensa como nós, decidimos romper nosso "voto" no intuito de colaborar. Por decisão própria jogamos somente com membros RN e convidados, em área própria de selva. Aqui fizemos uma ponderação entre segurança e desempenho, focada na energia do projetil e não somente na Vo em FPS. Explico: Ainda nos primeiros jogos, constatamos que a energia padrão de 1 joule das AEGs (~ 350 fps c/ bbs de 0,2g) não permitia romper a folhagem densa da mata fechada, mesmo a curta distância (~ 15 m a 20 m). Em geral, de 20 disparos, de 3 a 4 bbs alcançavam o alvo, não sendo efetivo. Por conta do nosso ambiente de jogo, progressivamente aumentamos a gramatura das bbs e o fps das aegs até encontrar um "ponto doce" que nos permitia ser efetivos, mesmo que comprometendo a segurança do companheiro um pouco além do desejável. Hoje as AEGs estão em torno de 380 fps a 400 fps e usamos via de regra bbs entre 0,25g e 0,30g. Isto resulta em uma energia na boca do cano entre 1,7 J a 2,2 J (aproximadamente), que é alta mas nos permite atravessar a folhagem densa e atingir um adversário a 15-20 metros em meio a mata. Como podes imaginar, precisamos visar baixo para evitar atingir cabeça e para tal a BB precisa de energia cinética para atravessar a folhagem justo onde ela é mais densa. Mas somos falhos e tiros inseguros podem ocorrer (distancia curta demais, tiro na região da cabeça, etc), mesmo com todo o trabalho mental para tiros em SEMI, aplicar o V.I.D.A., etc (aliás, obrigado pelo conceito!) e medidas protetivas adicionais tem sido tomadas em nossas operações. Máscara é de uso obrigatório (alem dos óculos de segurança, claro), proteção adicional como shemagh (pescoço), colete (peito) e luvas com reforço (dedos) são desejáveis, entre outros. Mesmo assim, isso ainda exige uma grande confiança no companheiro, de onde deriva o fato de só jogarmos entre nós (não é o único motivo, mas é um dos principais, juntamente com maturidade/idade, segurança pessoal e agenda). Então veja, nossa ponderação em função do teatro de operações nos levou a "exceder" de forma consciente e em comum acordo o limite padrão. Temos plena ciência que não é correto de fato, não recomendo esse procedimento e tampouco indico como alternativa para qualquer caso similar mas para nós, devido a grande segurança e confiança que temos em nossos membros, tem dado certo e ainda não registramos nenhum incidente grave (em geral dedos e braços sofrem um pouco mais...). Bom, esse era meu intuito: apresentar uma situação onde a escolha de um equipamento com um setup alternativo se fez necessária frente a uma característica do terreno. Peço que este relato seja removido caso o mesmo gere algum reforço negativo frente ao objetivo pretendido para o tema, e já de antemão peço desculpas e afirmo que esta não foi a intenção.
    Queria ainda aproveitar para agradecer a você por dar um novo ânimo a nossa equipe: após ouvir seu TT, tanto eu quanto outros companheiros nos reanimamos e voltamos a fazer uma operação (ultimo dia 12/07) após um longo hiato. Voltamos a discutir táticas, planejar as ações, recarregar os rádios, arrumar o colete.. ..foi recompensador voltar a sentir aquela chama Milsim novamente. Obrigado!!!
    SMA (RN 0-1) e demais RNs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Caro SMA, boa tarde!

      De ante-mão, agradeço seu relato super completo, obrigado! Particularmente não vi nada "diferente" do que pregamos por aqui! Note que vocês, apesar de jogarem com FPS mais alto (por motivos explicados no post), tem a consciência de que as proteções e capacitações dos jogadores são de suma importância!

      O que devemos é USAR A CABEÇA e tentar sempre equilibrar nossa vontade com os conceitos de segurança e honra. Concatenando ambos, certamente chega-se a um denominador comum, satisfatório, senão para todos, mas para maioria.

      Seu relato e forma com que chegaram a esta conclusão é muito bom e esclarecedor, parabéns! Cuidem-se para que continuem jogando com segurança e que - através dos testes - verifiquem o que é mais interessante para vocês nesse bioma.

      No mais, é se divertir e colocar os projetos para frente, sempre dentro das leis e portarias vigentes, da honra, segurança e, claro, camaradagem.

      Sigam em frente!

      Forte abraço!

      Força & Honra!

      Aranha

      Excluir