sábado, 16 de maio de 2015

[TACROOM] COMBAT MINDSET / MENTALIDADE DE COMBATE



Hop!

E lá vamos nós para mais um post direcionado à nossa atividade / hobby / esporte / filosofia de vida! Desta vez, trago um assunto que julgo importante, principalmente após perceber durante esses anos, que nem sempre o praticante (principalmente o recém chegado) compreende a importância de se entrar no jogo com a mentalidade de combate em "modo on".

A MENTALIDADE DE COMBATE QUE TRATAREMOS AQUI É RELACIONADA ÚNICA E EXCLUSIVAMENTE À PRÁTICA DO AIRSOFT / PAINTBALL.


Definindo Mentalidade de Combate:

Segundo o site "policeone.com", temos como definição de mentalidade de combate o seguinte: "A capacidade de agir de forma eficaz e ética sob a adversidade."

E complementa: Ser eficaz sob estresse requer a capacidade de superar os impulsos emocionais e autônomos que podem nos impedir de termos bom desempenho em combate - ou nos matar . Nossa perspectiva é que a ética esclarecida tornará mais eficaz - e mais seguro - numa situação de combate ." 

Prezados, é claro que essa é uma definição direcionada à atividade real, todavia, podemos (ou melhor, devemos) "desescaloná-la" e trazê-la para nossa realidade! Percebam que a definição supracitada faz muito sentido! Tudo dependerá da forma que formos aplicá-la nos jogos! 

Mentalidade de Combate e o Código de Cores de Cooper:

John Dean " Jeff" Cooper  foi um fuzileiro da marinha americana e trouxe à tona, dentre outras coisas, o "Código de Cores de Cooper". Tal código preconiza que a primeira ferramenta a ser utilizada no combate não é seu corpo, tampouco sua arma, mas sim sua Mentalidade de Combate.

O código de cores , tal como foi introduzido originalmente por Cooper, não tinha nada a ver com situações táticas ou níveis de alerta , mas sim com o próprio estado de espírito do operador. Como ensinado por Cooper, tal código se relaciona com o grau de perigo em que você está disposto a agir, e que lhe permite passar de um nível de mentalidade para outro, para que você possa lidar corretamente uma determinada situação. Cooper não afirmam o ter inventado, mas ele foi, aparentemente, o primeiro a usá-lo como uma indicação de estado mental. 



Escala de Cores de Jeff Cooper


Branca: Desatento e despreparado
Se atacado na Condição Branca, a única coisa que pode salvá-lo é a inadequação ou incompetência de seu atacante. Quando confrontado por algo desagradável, sua reação será, provavelmente, "Oh meu Deus! Isso não pode estar acontecendo comigo."

Um grande amigo comentou certa feita, que esse é o péssimo "Buraco Negro", onde a partir do momento em que você é sugado por ele, não há mais possibilidade de volta, de reação. É o pior dos mundos!

Amarela: Relaxado, mas alerta. 
Nenhuma situação ameaça específica. Sua mentalidade é que "hoje pode ser o dia em que eu possa ter de me defender". Você está simplesmente consciente de que o mundo é um lugar potencialmente hostil e que você está preparado para se defender, se necessário. Você usa seus olhos e ouvidos, e perceber que "eu posso ter que atirar hoje". Você não tem que estar "engajado / posição 4" neste estado, mas se você estar com o armamento em mãos (posição 2). Você deve estar sempre em amarelo quando você está em ambientes desconhecidos ou entre as pessoas que você não conhece. Você pode permanecer no amarelo por longos períodos. Em amarelo, você está "absorvendo informações do ambiente" de uma forma descontraída, mas alerta, como uma varredura do radar de 360 ​​graus contínuo. 

Laranja: Alerta específico. 
Algo não está certo e tem sua atenção. Seu radar pegou um alerta específico. Você muda seu foco principal para determinar se existe uma ameaça. Sua mentalidade muda para "eu posso ter que atirar hoje", com foco no alvo específico que causou a escalada em estado de alerta. Na Condição laranja, você define uma ação, uma espécie de gatilho mental: "Se essa pessoa fizer X ", vou precisar para detê-lo". Sua arma deverá estar na posição 3. Ficar em laranja demanda um esforço mental, mas você pode permanecer nele por tanto tempo quanto precisar. Se a ameaça cessar, você muda de volta para Condição amarela.


Vermelha: Luta! 
Seu gatilho mental, (estabelecido na condições Laranja) foi acionado. O combate não é mais iminente, está ocorrendo!.

Exemplos das condições supracitadas:

Condição Branca: Todos relaxados, muitos até mesmo sem seus equipamentos. O local é seguro e tem-se a total compreensão de que nada acontecerá.


Condição Amarela: Existe um estado de alerta (como numa patrulha em ambiente conhecido), mas que não demanda extrema atenção em específico para determinado local ou pessoa. Armamento posição 2.


Condição Laranja: Identifica-se a possível ameaça (note o foco do soldado da imagem acima), e já prepara-se para possível combate iminente. Armamento posição 3.


Condição Vermelha: Combate, inimigo engajado! Posição 4.


Contextualizando:

No início, os jogos e "eventos" de airsoft eram simples, com enredos rasos, onde basicamente tínhamos "time A contra time B". Muitas vezes, essas "operações" eram realizadas em campos de Paintball, onde via de regra, não conseguiam reproduzir o ambiente necessário para a prática do airsoft.

Com o passar do tempo, com o natural crescimento e amadurecimento, os eventos ficaram cada vez mais complexos; realizados em bases militares, com comandos e sub comandos específicos, múltiplos objetivos, diversas forças no teatro de operações, inteligência, contra inteligência, black ops, traições, reviravoltas, dentre muitas outras características. Frente as mudanças, o praticante que não compreender que ao adentrar a partida, sua mentalidade de combate precisa estar ligada no "clima", fatalmente o tornará o "TELA AZUL" da rodada.

Lembre-se que a probabilidade do "TELA AZUL" ser novato, é muito grande, entretanto veteranos também tem seu momento de "COLAR AS PLACAS" e bizonhar.

Desenvolvendo uma Mentalidade de Combate:

Não é difícil treinar e ir em busca do desenvolvimento de uma mentalidade de combate (voltada à nossa prática), pois a disponibilidade de material é ENORME!


  • Livros (veja aqui mesmo as nossas dicas!)
  • Filmes
  • Games
  • Apostilas
  • Vídeos na Web
  • Fóruns
  • Reunião com amigos e praticantes


Os recursos para que você mergulhe e abra sua mente, são teoricamente, infinitos! Geralmente quem GOSTA do que fazemos, vira e mexe comenta sobre algum caso, sobre uma cena em específico de um bom filme, de um trecho de um livro que gostou, ou até mesmo de operações virtuais através de um bom jogo.

Não importa! As experiências que orbitam nossa atividade, trarão elementos que auxiliarão a tomada de decisões durante as partidas!

Cito um exemplo que ocorreu comigo: Em determinado jogo, existia a necessidade de interrogatório de "civis" que transitavam por todo o local, sendo que alguns deles - inclusive - poderiam entrar na nossa base, desde que antes revistados.

Definimos quais jogadores seriam os responsáveis pela revista, deixando os demais focados em outros objetivos. Por duas vezes (notem bem, DUAS vezes!) os responsáveis pela revista "paparam mosca", permitindo que o civil entrasse com uma "IED" (celular) consigo. 

Por sorte percebi a "movimentação estranha" durante o interrogatório (movimento com as mãos no bolso e/ou cintura, buscando algum algo) e tão logo notei o objeto em mãos (telefone) alvejei o "civil". Meu cérebro associou o que estava ocorrendo a uma cena do filme: "A HORA MAIS ESCURA", onde uma das protagonistas, ao esperar um pessoa, é desintegrada por uma explosão dentro da base simplesmente por "confiar demais" com quem iria encontrar-se.



Cena do filme: "A Hora Mais Escura"

Apesar dos casos não serem idênticos (mas sim, parecidos) essa foi a associação que meu cérebro fez, e que - no fim - me serviu de alerta para decidir alvejar o "inimigo explosivo". Isso ocorreu em frações de segundos! Sabe-se lá quantas sinapses e qual a velocidade para que tudo isso possa ocorrer, mas o fato é que foi dessa forma que "nos safamos".

Como não estamos todos os dias vestidos de "cosplay de soldadinho", uma forma indireta de treinamento é absorver conteúdos relevantes, que linkem a nossa atividade. São experiências (backgrounds) inseridos no nosso cérebro, que auxiliarão na hora da montagem do quebra cabeças - dinâmico - que ocorre durante os jogos. São decisões que devem ser tomadas em frações de segundos!

Um exemplo bacana (barato e rápido) que qualquer um pode fazer em casa, é analisar alguma cena de um bom filme de guerra / policial.

Abaixo, elenco a cena clássica do roubo à banco do filme Fogo Contra Fogo, simplesmente sensacional! Nela, podemos perceber diversas "manobras" que poderão - a posteriori - ser discutidas com amigos em fóruns ou redes sociais.

- Fogo e Movimento
- Comunicação
- Recarga 
- Utilização do Abrigo
- Deslocamento entre pontos distintos
- Dentre outros



Fogo Contra Fogo


Seria impossível esgotarmos o tema em apenas um único post, mas espero que tenham gostado e que tenha sido útil. Pratiquem a "Mentalidade de Combate", tenho certeza que ajudará muito no desenrolar dos jogos!

Tela azul? Nunca mais! rsrsrs


Força & Honra!


Sites Consultados:
http://www.policeone.com/health-fitness/articles/3465594-The-Ethical-Warrior-Developing-a-cops-combat-mindset/

http://en.wikipedia.org/wiki/Jeff_Cooper

6 comentários:

  1. Muito bom Aranha!!! IMPECÁVEL!!!

    Parabéns meu amigo! O texto está muito bem contextualizado e vai além dos "campos de batalha" do airsoft! Basta trocarmos "Mentalidade de Combate" pela expressão "Mentalidade de Sobrevivência" e poderemos aplicar na plenitude estas dicas em nossa rotina diária.

    Pensem bem, já fazemos algo parecido de forma instintiva. Quando realizamos a "leitura" de locais perigosos, pessoas "estranhas" ou atitudes que nos fazem pensar que alguma coisa está errada. Na maioria das vezes nossa INTUIÇÃO está correta e nos alertando sobre os perigos que rondam o nosso perímetro.

    Fica a dica aos leitores, aja como se fosse um "Exterminador T-800", faça a "leitura biométrica" das pessoas em sua volta, análise o ambiente e esteja atento as atitudes suspeitas, se algo não combina com o cenário então alguma coisa de ruim pode acontecer! Acredite na sua intuição, ela é um previsão aliada a sua experiência de vida.

    Grande abraço! URRA!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Marcelão,

      Você sempre complementando de forma brilhante!

      Fica a frase:"Acredite na sua intuição, ela é um previsão aliada a sua experiência de vida.". Sensacional!

      Muito obrigado, meu amigo! :-D

      Excluir
  2. Muito bom Aranha, como sempre textos altamente esclarecedores. Tenho conhecimento de causa e sou "prova viva", de que novatos tendem a ter a chamada TELA AZUL ;D. Tentando acrescentar algo, quando se fala em radar ou "estar em estado de alerta", lembro muito do personagem do filme "Busca Implacável", que por ter muita experiência esta sempre um passo a frente dos agressores

    URRA!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Léo,

      É natural dar "tela azul", ainda mais no início! A novidade, por vezes desconhecida, causa essa reação. O importante é seguir em frente e enfrentá-la!

      Forte abraço meu brother! :-D

      Força & Honra!

      Excluir
  3. Como sempre texto impecável, Aranha!
    Levarei esse conceito pra minha vida profissional! Hurraaa

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado, Fernando!

      Os conceitos são bacanas, não são?

      Forte abraço e vamos em frente!

      Força & Honra!

      Excluir