segunda-feira, 29 de setembro de 2014

[TACROOM] "QUANTO MAIS EU TREINO, MAIS SORTE EU TENHO"



Hop!

Para começarmos com o "boot direito", vamos consultar o pai dos burros:

Segundo nosso querido Aurélio, a(s) definição(ões) da palavra treinar, é (são)


  • Ensinar ou aprender determinada ação ou prática.
  • Preparar ou preparar-se para uma prova, uma competição ou uma atividade.


Consultando o Dicionário Online de Português, obtive:


  • Adestrar, habituar, acostumar.
  • Exercitar.

A mim não resta nenhuma dúvida que treinar nada mais é do que realizar "algo" repetidas vezes, até que se obtenha a melhora gradativa desse "algo". A velocidade dessa melhora provavelmente será diretamente proporcional a tríade: tempo + vontade + execução dispensada para tal ação.

Percebo que existe um enorme prazer do praticante em jogar, mas pouca - ou nenhuma - vontade em treinar. É claro que participar de uma operação bacana (bem organizada, segura e com jogadores honrados) é MUITO gratificante, mas porque a maioria não consegue obter essa mesma sensação (ou próxima) após a realização de 20 giros estacionários para direita com 3 disparo no alvo + 20 recargas táticas, realizadas da forma correta, sob o sol escaldante de um domingo, às 10 horas da manhã, distantes 60 Km de casa?

Obviamente, como sempre digo por aqui: "não existe o certo ou o errado", existe o que dá prazer e satisfação para cada um dos praticantes, entretanto, particularmente vejo o treinamento com um ÓTIMO CAMINHO para tornar o TODO melhor, ou seja, através de uma cascata de ações a experiência airsoft se tornará melhor para todos.

Mesmo que não exista competição, que não exista pódio, que seu nome não vá parar no "HALL OF FAME FROM HELL" da página mais badalada de airsoft de toda internet, ainda assim...TREINE!


TREINE! para se tornar um jogador mais seguro, evitando ações indesejadas e arriscadas.

TREINE! para ver se seus trocentos "badulaques pendurados" são funcionais para você.

TREINE! em respeito ao seus companheiros de equipe que treinam.

TREINE! para melhorar a manipulação do seu equipamento.

TREINE! em respeito aos demais jogadores.

TREINE! em respeito ao esporte.

TREINE! em respeito à  você.

TREINE!


É claro que o tempo é curto e fica difícil direcionar "muitas horas" do dia para tal, mas 1x por semana, alguns minutos em seu próprio quarto, você poderá realizar algo que auxilie na sua melhora como um todo. No final de semana você terá mais tempo (domingo pela manhã, geralmente conhecido como  "o dia internacional do jogador de airsoft") e poderá ampliar sua agenda e praticar mais movimentos em prol do seu treinamento.

(OBS.: O treinamento dentro de casa deverá  ser realizado com equipamento sem bateria e completamente desmuniciado. Atente-se, ainda, para não ficar próximo de janelas e portas, evitando má interpretação de vizinhos e transeuntes, SEGURANÇA SEMPRE, tenha bom senso!)

Lembre-se que o ÓTIMO é inimigo do BOM, e que por muitas vezes quem espera o ideal deixa de fazer o possível! Eu sei que - geralmente - faltam lugares para a realização do treinamento, que faltam pessoas porque foram para "balada" e não acordaram no horário (cadê o compromisso com os demais?), que a distância pode impactar, e que até mesmo a falta de equipamentos para treino seja um fator impeditivo. Ok.
Vou provar com um simples vídeo que - no fim - praticamente todos os fatores elencados poderão ser contornados, basta que haja VONTADE!

No vídeo abaixo (da equipe norte americana "SOAR MILSIM") dá para percebermos a "enorme gama de equipamentos" que eles utilizaram para a realização do treino de CQB.

Os caras "construíram" um ambiente confinado para treinamento com apenas 3 itens:

1) FITA ZEBRADA (para delimitar os espaços no solo, simulando paredes)
2) VARETAS (para apoiar os copos plásticos)
3) COPOS PLÁSTICOS VERMELHOS (para servirem como "alvos")






Depois - olha que legal -  eles evoluíram! Em vez de copos plásticos utilizaram papelão.
No decorrer do vídeo, em vez dos madeirites com os cortes próprios para os disparos (alguém sabe o nome desse material?) eles utilizaram paletes! WOW!




E ai, é ou não é possível?

Se você está começando e está com alguma dúvida, converse com jogadores mais antigos, vá a encontros e verifique a possibilidade de participar do treinamento de alguma equipe consolidada.
Infelizmente existem aventureiros que mal tiraram as AEG´s da caixa e já estão com a "Síndrome do Instrutor" arraigada. A dica que deixo, é: FUJA ENQUANTO HÁ TEMPO!

Fique atento, pois existem ótimas OFICINAS de treinamento direcionadas aos jogadores de airsoft, ministradas - geralmente - por jogadores mais experientes, com anos de estrada e muita bagagem nas costas!

Dois ótimos exemplos são: TÁTICAS URBANAS e o JUNGLE OPERATIONS.


Para maiores informações sobre o "TÁTICAS URBANAS", consulte:
https://www.facebook.com/WkgTacticalGroup





Para maiores informações sobre o "JUNGLE OPERATIONS", consulte:
https://www.facebook.com/specialcombat1?fref=ts



LEMBRANDO: DEVEMOS TER CIÊNCIA QUE ESSES CURSOS E OFICINAS NÃO IRÃO TORNÁ-LO UM "SPECIAL FORCE PICA DAS GALAXIAS DA VITAMINA DE MORANGO DA VIDA REAL"! Eles irão, sim, contribuir para que você se torne um praticante de airsoft melhor, fazendo com que você tenha a oportunidade de aprender novas técnicas e conhecer novas táticas. 


Agora, se você não treina porque não quer sujar o equipamento, não quer suar nem se cansar, e a ideia é apenas colocar foto "bonitex" nas redes sociais...meu amigo, repense realmente se este tipo de esporte / atividade é para você.

Lembre-se da máxima: "Leva-se 10 minutos para se fantasiar de jogador, leva-se 10 anos para se tornar um".

Boa sorte nos treinamentos e vamos em frente!

Força & Honra!

Aranha


2 comentários:

  1. Adicionaria:
    TREINE! para ter humildade e respeitar aos demais TIMES, principalmente os novos.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá anônimo!

      Ainda que treino e humildade não andem a par e passo (na verdade, não consigo ver uma correlação entre ambos, a princípio) fica mais uma dica! ;-)

      Aranha

      Excluir