sábado, 26 de setembro de 2015

[TACROOM] A IMPORTÂNCIA DO BRIEFING!





briefing
'bɹifɪŋ/

substantivo masculino
1.ato de dar informações e instruções concisas e objetivas sobre missão ou tarefa a ser executada (p.ex., uma operação militar, um trabalho publicitário ou jornalístico).
2. p.met. o conjunto dessas informações e instruções.


Hop!

Camaradas, após essa breve e objetiva definição (retirada do primeiro resultado de busca simples, feita no Google), traçaremos algumas considerações relevantes sobre esta importantíssima ferramenta, muitas vezes negligenciada pelos praticantes: o briefing!

Sempre defendi a ideia de que antes de todo início de evento (pequeno, médio ou grande, não importa!) o briefing deverá SEMPRE ser feito pela organização ou por membros mais velhos (que, claro, sintam-se confortáveis em falar em público).

Infelizmente muitos jogadores pensam que é "perda de tempo" e não compreendem que as informações passadas poderão ajudar não só a ele (por mais que esteja calejado), mas também aos que estão chegando e tem pouca experiência junto à atividade / esporte Airsoft.

Além disso, durante sua execução você poderá verificar os jogadores que - de fato - respeitam os demais e ouvem (mesmo que pela trigésima nova vez) as informações passadas. Infelizmente já tive o desprazer de ver jogadores TOTALMENTE displicentes enquanto o briefing estava realizado, o que demonstra uma TOTAL FALTA DE RESPEITO para com o colega que está falando, com os demais jogadores e para com o evento.

No momento do briefing não é hora de testar arma ou de conversas paralelas demoradas. Naquele momento a atenção deverá estar voltada para quem estiver falando e explicando as regras do evento.


Sugiro os seguintes assuntos a serem tratados:

1) SEGURANÇA:

  • A importância da NÃO retirada dos óculos durante todo o evento (salvo, área destinada ao respawn)
  • A NÃO realização do "TIRO CEGO" (blind fire) pelo jogador.
  • A NÃO realização do "TIRO EM FRESTA" pelo jogador.
  • Regras de rendição.
  • FERIDO REAL - Procedimentos a serem tomados caso algo ocorra.
  • Delimitação e atenção ao acesso à áreas restritas e/ou perigosas.
  • Utilização de eventual pirotecnia.

2) REGRAS GERAIS DO EVENTO:
  • Morto não fala!
  • Regra do médico e a possibilidade de deslocamento do ferido (procedimentos).
  • Funcionamento do respawn no jogo (caso exista).
  • Critérios de cada classe (FPS / utilização da secundária / distância mínima).
  • Não depredação do local.


3) REGRAS ESPECÍFICAS DO EVENTO (caso haja a necessidade)

  • Todas as demais regras, alertas e características do evento.


Ao término do briefing, a organização deverá abrir para eventuais dúvidas para que sejam sanadas ANTES do início da partida. É de bom tom sempre perguntar se alguém presente tem algo a acrescentar, afinal, pode haver esquecimento de algum item importante.

Ao contrário de que alguns possam pensar, o exemplo aqui descrito NÃO está relacionado à parte técnica ou tática da partida propriamente dita (contexto histórico, divisão de equipes e táticas de cada uma para conquista dos objetivos), sendo tão somente direcionado ao bom e seguro andamento da partida. 

E ai, você teria algo mais a acrescentar?

Bom jogos!

Força & Honra!

Aranha

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