Hop!
Moçada, tenho a felicidade em compartilhar aqui no TACROOM um excelente texto sobre: "Posições de Controle de Cano - Arma Longa", do meu amigo Quicksilver*.
Obviamente, obtive autorização do mesmo para compartilhá-lo por aqui.
*Quicksilver além de praticante de Paintball / Airsoft de longa data, atua na área de segurança pública há mais de quinze anos, motivo pelo qual podem haver comparações no texto abaixo (de cunho eminentemente didático) entre o mundo real e a prática do Airsoft.
Lembramos sempre que a aplicabilidade do que está no texto (e em TODO este blog) é única e exclusivamente direcionada à prática de Airsoft e esportes correlatos.
Desejamos a todos uma boa leitura! :-D
===========================================================
"Bom dia Senhores!
O referido Tópico tem como finalidade explanar a cerca das inúmeras Posições de Controle de Cano, particularmente para armas longas(AEG). Desta forma, não é meu objetivo esgotar o assunto, mas mostrar ao jogador que existem formas e técnicas, cada qual no seu contexto mais adequado.
Quando falamos sobre Posições de Controle de Cano nos referimos a Posições Táticas da arma que visem manter o cano apontado para um local seguro, basicamente existem duas regras de segurança vitais nos estandes, mundo real ou eventos de Airsoft, são elas o controle de cano e dedo fora do gatilho (até que seu sistema de pontaria esteja alinhado com o alvo). Vamos focar na primeira regra: "Controle de cano".
Tentamos otimizar esta regra de segurança com uma posição na qual a arma possa ser empregada de forma mais rápida e eficaz, neste caso o vetor "simplicidade" é fundamental para a correta concepção da técnica.
Dentre as inúmeras posições de controle de cano para armas longas(e algumas se encaixam perfeitamente a situação da arma curta) vamos explanar sobre as seguintes:
Low Ready (Pronto Baixo): Esta posição visa manter o cano da arma apontado para o solo e a arma a 45º em relação do mesmo. É a posição de controle de cano mais comum e facilmente observada nos deslocamentos em passo tático. O posicionamento da arma no ombro do operador facilita seu emprego, tornando o movimento mais fácil e veloz.
Tira-teima: de frente para o alvo ao silvo de apito realize dois disparos partindo desta posição. Depois faça com as demais posições e verifique o tempo de apresentação(colocar a arma na posição de tiro)
Posição "Low Ready" enquadrado na Coluna Tática
Posição "Low Ready", por Jason Falla
Tira Teima: Apresentação da arma a partir da posição LR
Posição SUL: Diferente da posição Low Ready, a arma fica paralela ao corpo do operador / jogador e perpendicular em relação a posição do solo. O cano fica apontado na direção ao solo (no espaço entre os pés do operador / jogador) e a arma caída lateralmente em frente ao corpo. A Posição SUL é comumente utilizada nas entradas táticas e nas situações de perímetro. A vantagem desta posição em relação a LR é o fato dela permitir melhor aproveitamento dos espaços, bem como facilitar as medidas de contra retenção em caso de combate corpo-a-corpo.
Tira-teima: junte a sua equipe e coloque-a em formação de Coluna “1”(Coluna Tática), depois desloque pelo interior da sua casa ou do colega, você perceberá a “economia” de espaços.
Posição SUL
Posição SUL enquadrado na Coluna Tática
O High Ready é usado em ambientes como CQB, combate em recinto fechado ou mesmo em situações de perímetro. A otimização dos espaços é superior a qualquer outra posição, facilitando a formação em coluna tática ou qualquer outra formação emassada. Basicamente a High Ready mantem o cano da arma voltado para cima, mas o sistema de pontaria(maça de mira ou ponta do cano) alinhado com a altura dos olhos do operador, podendo sofrer variações de acordo com espaços ou situação tática.
Quem não opera em CQB não pode criticá-la, pois não há posição melhor contextualizada aquele ambiente operacional.
Posição High Ready, por Jason Falla
Posição High Ready, por Chris Costa
Tira-teima: Faça o teste abrindo uma porta com a mão reativa e apresentando-a simultaneamente a partir das posições LR e HR.
High Port (Guarda Alta): Nesta posição a arma é apontada para cima com apenas uma das mãos, enquanto a mão “reativa” mantem-se livre para deslocamentos ou medidas de controle ou contra retenção. Deslocamentos em acelerado são feitos nesta posição, caso o operador caia, poderá amortecer a queda com a mão reativa.
Tira-teima: Faça um teste simples, corra vinte e cinto metros com a arma em posição Low Ready e depois faça o mesmo em High Port e veja a diferença entre as técnicas!
High Port
High Port em deslocamento acelerado
Não é minha intenção esgotar o assunto, apenas gerar discussões inteligentes e focadas no feedback de cada jogador!
Abraço a todos! Semper Fi!!"
===========================================================
A Tactical Tip do mês de dezembro traz o livro: FEDERAL - Uma história de polícia, do APF Sandro Araújo.
Para maiores informações sobre o livro e de como adquiri-lo, enviem um e-mail para a editora: mirenax@outlook.com
Pessoal, talvez essa postagem seja a última "mais encorpada" do mês de dezembro (devido à correria de final de ano), mas passarei por aqui para fazer mais uma referente às felicitações de fim de ano. :-D
Deixo aqui um forte abraço e um MUITO OBRIGADO aos que incentivam, perguntam, criticam, postam e comentam, a audiência de vocês é FUNDAMENTAL.
Força & Honra!
Aranha
muito bacana! Vou acrescentar algo q descobri por conta própria, na prática do airsoft. O High Port e High Ready caso queda em deslocamento frontal, evita da arma parar em baixo de vc, praticamente o camarada já cai na posição pronada de tiro
ResponderExcluirRock meu chapa, obrigado pela força!
ExcluirSua observação é EXCELENTE, e é exatamente isso que ocorre! Instintivamente você utiliza a mão reativa para "apoiar-se" e a mão forte já conduz o equipamento para a posição de disparo!
Forte abraço e obrigado por comentar! :-D
Força & Honra!
Aranha