Hop! Moçada, tenho a felicidade em compartilhar aqui no TACROOM um excelente texto sobre: "Posições de Controle de Cano - Arma Longa", do meu amigoQuicksilver*. Obviamente, obtive autorização do mesmo para compartilhá-lo por aqui. *Quicksilver além de praticante de Paintball / Airsoft de longa data, atua na área de segurança pública há mais de quinze anos, motivo pelo qual podem haver comparações no texto abaixo(de cunho eminentemente didático) entre o mundo real e a prática do Airsoft. Lembramos sempreque a aplicabilidade do que está no texto (e em TODO este blog) é única e exclusivamente direcionada à prática de Airsoft e esportes correlatos. Desejamos a todos uma boa leitura!:-D
=========================================================== "Bom dia Senhores! O referido Tópico tem como finalidade explanar a cerca das inúmeras Posições de Controle de Cano, particularmente para armas longas(AEG). Desta forma, não é meu objetivo esgotar o assunto, mas mostrar ao jogador que existem formas e técnicas, cada qual no seu contexto mais adequado. Quando falamos sobre Posições de Controle de Cano nos referimos a Posições Táticas da arma que visem manter o cano apontado para um local seguro, basicamente existem duas regras de segurança vitais nos estandes, mundo real ou eventos de Airsoft, são elas o controle de cano e dedo fora do gatilho (até que seu sistema de pontaria esteja alinhado com o alvo). Vamos focar na primeira regra: "Controle de cano". Tentamos otimizar esta regra de segurança com uma posição na qual a arma possa ser empregada de forma mais rápida e eficaz, neste caso o vetor "simplicidade" é fundamental para a correta concepção da técnica. Dentre as inúmeras posições de controle de cano para armas longas(e algumas se encaixam perfeitamente a situação da arma curta) vamos explanar sobre as seguintes: Low Ready (Pronto Baixo): Esta posição visa manter o cano da arma apontado para o solo e a arma a 45º em relação do mesmo. É a posição de controle de cano mais comum e facilmente observada nos deslocamentos em passo tático. O posicionamento da arma no ombro do operador facilita seu emprego, tornando o movimento mais fácil e veloz. Tira-teima: de frente para o alvo ao silvo de apito realize dois disparos partindo desta posição. Depois faça com as demais posições e verifique o tempo de apresentação(colocar a arma na posição de tiro)
Posição "Low Ready" enquadrado na Coluna Tática
Posição "Low Ready", por Jason Falla
Tira Teima: Apresentação da arma a partir da posição LR
Posição SUL: Diferente da posição Low Ready, a arma fica paralela ao corpo do operador / jogador e perpendicular em relação a posição do solo. O cano fica apontado na direção ao solo (no espaço entre os pés do operador / jogador) e a arma caída lateralmente em frente ao corpo. A Posição SUL é comumente utilizada nas entradas táticas e nas situações de perímetro. A vantagem desta posição em relação a LR é o fato dela permitir melhor aproveitamento dos espaços, bem como facilitar as medidas de contra retenção em caso de combate corpo-a-corpo.
Tira-teima: junte a sua equipe e coloque-a em formação de Coluna “1”(Coluna Tática), depois desloque pelo interior da sua casa ou do colega, você perceberá a “economia” de espaços.
Posição SUL
Posição SUL enquadrado na Coluna Tática
High Ready (Pronto Alto): Talvez no mundo do Airsoft esta técnica não causa polêmica, mas na “Vida Real” gera discussões acaloradíssimas entre os mais diversos tipos de operadores (quanto mais “brabo”, maior a ignorância. hehe!). A Posição High Ready mantem o cano da arma voltado para cima, de forma a garantir que qualquer disparo negligente ou acidental seja projetado para o alto, evitando danos colaterais a colegas de equipe. O High Ready é usado em ambientes como CQB, combate em recinto fechado ou mesmo em situações de perímetro. A otimização dos espaços é superior a qualquer outra posição, facilitando a formação em coluna tática ou qualquer outra formação emassada. Basicamente a High Ready mantem o cano da arma voltado para cima, mas o sistema de pontaria(maça de mira ou ponta do cano) alinhado com a altura dos olhos do operador, podendo sofrer variações de acordo com espaços ou situação tática. Quem não opera em CQB não pode criticá-la, pois não há posição melhor contextualizada aquele ambiente operacional.
Posição High Ready, por Jason Falla
Posição High Ready, por Chris Costa
Vale ressaltar que apresentar a arma (Colocá-la na posição de tiro) a partir do HR é muito mais fácil que trazê-la da posição LR ou SUL, tendo em vista a quebra de inércia ocasionada pelo peso da arma e seus acessórios. Tira-teima: Faça o teste abrindo uma porta com a mão reativa e apresentando-a simultaneamente a partir das posições LR e HR. High Port (Guarda Alta): Nesta posição a arma é apontada para cima com apenas uma das mãos, enquanto a mão “reativa” mantem-se livre para deslocamentos ou medidas de controle ou contra retenção. Deslocamentos em acelerado são feitos nesta posição, caso o operador caia, poderá amortecer a queda com a mão reativa. Tira-teima: Faça um teste simples, corra vinte e cinto metros com a arma em posição Low Ready e depois faça o mesmo em High Port e veja a diferença entre as técnicas!
High Port
High Port em deslocamento acelerado
Não é minha intenção esgotar o assunto, apenas gerar discussões inteligentes e focadas no feedback de cada jogador!
Abraço a todos! Semper Fi!!" ===========================================================
A Tactical Tip do mês de dezembro traz o livro: FEDERAL - Uma história de polícia, do APF Sandro Araújo.
Para maiores informações sobre o livro e de como adquiri-lo, enviem um e-mail para a editora: mirenax@outlook.com
Pessoal, talvez essa postagem seja a última "mais encorpada" do mês de dezembro (devido à correria de final de ano), mas passarei por aqui para fazer mais uma referente às felicitações de fim de ano. :-D
Deixo aqui um forte abraço e um MUITO OBRIGADO aos que incentivam, perguntam, criticam, postam e comentam, a audiência de vocês é FUNDAMENTAL.
Hop! Moçada, considero o tema de hoje muito interessante, pois é a soma de um pouquinho dos diversos aspectos do conhecimento humano, que juntos, irão constituir o conceito do "SEARCH AND ASSESS". Teria sido bem mais fácil falar diretamente sobre o tema , mas preferi contextualizá-lo e buscar em diferentes áreas do conhecimento uma explicação mais - digamos - profunda. Vale destacar que neste post trarei o meu entendimento sobre esta "manobra tática", isto quer dizer que, NÃO NECESSARIAMENTE, é o correto! Não sou profissional da área de segurança pública tampouco privada, então, o que trago aqui é o puro e simples "conhecimento auto-didata" de algo que utilizo no Airsoft! Para entendermos o S&A (vamos abreviá-lo assim), é preciso antes entramos um pouco em alguns aspectos históricos, anatômicos e fisiológicos do ser humano.
ASPECTOS HISTÓRICOS:
Antes da Revolução-Neolítica (conhecida também como "Revolução Agrícola"), o ser humano tinha como característica principal a capacidade de caçar e coletar frutos da natureza, isto é: toda alimentação provinha de alguma caça ou coleta. Podemos corroborar tal afirmação, através do Oetzi, a famosa múmia de 5.300 anos, reconstituída recentemente por especialistas forenses.
Oetzi
Percebam que todas as características de um caçador está contida nesta imagem reconstituída.
Baixo percentual de gordura (muita atividade física devido a serem nômades)
Massa magra com alguma definição (alimentação eminentemente proteica)
Ferramentas (lança e lâmina pequena, provavelmente para descamisar a caça)
Chegamos a conclusão, portanto, que em seu aspecto histórico o homem foi/é um caçador nato.
ASPECTOS ANATÔMICOS:
Outra característica marcante (e que nos interessa de imediato para este artigo) é a posição dos olhos nos seres humanos e demais animais com característica predadora.
Observe a foto desta leoa (abaixo) e perceba que ambos os olhos estão na parte "frontal" da cabeça, focados em algum objeto (provavelmente uma caça). Creio que algum de vocês já se perguntou ao ver uma leoa caçando - em algum programa do History Channel- porque mesmo no momento em que ela "entra" em uma manada de zebras, as vezes deixa "escapar" uma que está ao seu lado, deixando para atacar exatamente a que "fixou" e "travou" (target acquired!) e está correndo no meio daquela bagunça?
Isto tem explicação, veremos mais abaixo.
Note ainda, a posição curvada e o aspecto ameaçador do caçador.
Leoa - Olhos de caçador (baixa visão periférica)
Para traçarmos um paralelo, analise agora a imagem da "cara" de uma zebra e note a nítida diferença na posição dos olhos! Geralmente, os animais que são "caça" (para a sua melhor defesa) tem os olhos "lateralizados", para terem um "range" de visão ampliado (visão periférica!) e ter a capacidade em notar um possível predador de uma forma mais rápida e eficaz. Imagine se os olhos da zebra fossem localizados da mesma forma em que os olhos da leoa, certamente a zebra se tornaria uma presa ainda mais fácil de ser abatida!
Zebra - Olhos de "caça", alta amplitude periférica
Como diz o ditado popular: "a natureza é sábia": Quando o predador "plota" sua presa, ele simplesmente ignora o que está a sua volta e direciona seu ataque ao alvo principal, afinal, aquela energia poderá ser o diferencial entre sobreviver - ou não - mais um dia! Já para a presa, é o inverso! Sua capacidade em antever o movimento do caçador poderá ser o diferencial entre sobreviver - ou não - mais um dia!
Trazendo para o mundo dos humanos, podemos pegar como exemplo o elmo dos espartanos, onde o espaço para visão era bem limitado, destacando o aspecto "caçador" desses guerreiros. Perceba que não há abertura alguma além da necessária.
Elmo Espartano - Espaço "limitado", sem aberturas desnecessárias
Nos dias de hoje, podemos ilustrar (e corroborar) essa característica do ser humano através das máscaras utilizadas pelos praticantes da caça submarina.
Você já se perguntou porque as máscaras de caça submarina são sempre escuras (pretas) e não disponibilizam "aberturas" (visuais) nas laterais?
Elas são projetadas dessa forma justamente para que tão logo o caçador "plote" o peixe desejado, nenhum outro fator possa distraí-lo, tirando o foco do objetivo primário (caça).
Caça Submarina - Máscara preta sem "abertura" nas laterais.
Já as máscaras para mergulho recreativo são claras (translúcidas) e "abertas", permitindo melhor incidência de luz nas laterais e visualização periférica
Mergulho Recreativo - Máscara "clara" permite maior incidência de luz e amplitude visual nas laterais.
Chegamos a conclusão, portanto, que em seu aspecto anatômico o homem foi/é um caçador nato.
ASPECTOS FISIOLÓGICOS:
Na hora do "vamos ver" (famosa hora em que o "bicho pega"!) não existe muito o que fazer; ou fugimos ou lutamos. Nesta momento entra em ação o hipotálamo, ativando o sistema nervoso simpático e adrenocortical, que segrega hormônios diretamente na corrente sanguínea. Estes, por sua vez, iniciam processos fisiológicos em todo organismo!
Vejamos a tabela abaixo (focar apenas o lado direito, o Simpático)
Dilata Pupila = Maior incidência de luz, melhorando a acuidade visual.
Inibe a salivação.
Relaxa os brônquios = Melhora captação do oxigênio.
Acelera os batimentos cardíacos = Melhora o débito cardíaco e a quantidade de oxigênio para os músculos, respiração e cérebro.
Inibe a atividade do estômago e pâncreas = "Ativa" apenas o que interessa no momento! (cérebro, músculo e respiração).
Estimula a liberação de glicose pelo fígado = Energia imediata! (glicose é o principal substrato energético consumido pelo cérebro e músculos!)
Estimula a produção de adrenalina e noradrenalina = São as catecolaminas liberadas em momentos de stress!(contribuem para aceleração do batimento e demais respostas fisiológicas)
Relaxa a bexiga = Cria mais espaço para a urina armazenada. Pra nao ter vontade de urinar. O que faz a micção é a contração da musculatura lisa da bexiga e a abertura dos esfincteres.
Promove a ejaculação.
OBS.: Destaques em laranja foram sugestões do camarada & leitor do blog, Daniel Zannin - MUITO OBRIGADO PELA FORÇA, DANIEL! :-D
Além do que já foi citado no infográfico, ainda ocorre:
Perda de grande parte do controle motor fino.
Dificuldade cerebral em focar "tarefas pequenas" = concentra-se apenas na "grande ameaça"
Glicose sanguínea diminui (estão nos músculos!)
Audição reduzida (audição de túnel / tubo) = ouve-se apenas "uma parte" do que ocorre à sua volta. Geralmente o que é "mais importante" para o organismo.
Visão periférica reduzida (visão de túnelou de tubo) = Devido à dilatação na pupila e o incremento no objetivo, "perde-se" a visão periférica / lateral.
FINALIZANDO:
Camaradas, através da compreensão (e dos links que podemos fazer) de tudo o que foi disponibilizado acima, percebemos que:
A) O ser humano tem como característica própria ser um caçador.
B) Um dos fatores que podemos elencar (para tal fato) é o posicionamento dos nossos olhos.
C) Por estes dos motivo, em momentos de stress (luta ou fuga!) diversas reações ocorrem simultaneamente em nosso organismo, "ativando" e "desativando" sensações que poderão ajudar ou prejudicar nossa performance na hora H.
Isto posto, vamos agora adentrar (Finalmente! Você pensou, rs) no...
SEARCH AND ASSESS (PESQUISAR E AVALIAR)
Definição: Manobra utilizada pelo jogador para "quebrar" o estado de alerta do corpo e proporcionar melhor entendimento situacional do cenário de combate ao qual ele está inserido.
Execução: Na sequência abaixo podemos observar a forma de execução da manobra:
A) Jogador engaja seu alvo primário e dispara contra o mesmo.
Após perceber que o alvejou (jogador atingido acusa-se gritando: "MORTO") ...
A - Engajamento no "inimigo"
B) ...ele inicia o processo de "quebra" da visão e da audição de túnel, escaneando possíveis novas ameaças (jogadores escondidos em abrigos espalhados pelo cenário de jogo)
B1 - Escaneamento lateral direita
B2 - Escaneamento lateral esquerda
Tenho visto alguns vídeos onde os operadores realizam a manobra de uma forma diferente. Ao iniciarem o escaneamento, eles mantêm seu equipamento engajado (utilizando o conceito de terceiro olho, onde seus olhos acompanham exatamente para onde o seu armamento aponta). Entretanto, existe uma corrente que vai de encontro a este modelo e o critica.
Segundo Travis Haley, o S&A não deve ser utilizado tão somente para a busca de novas ameças, mas sim para quebra do estado de alerta corporal, ou seja; se houver o escaneamento utilizando o conceito de terceiro olho (armamento engajado) o operador CONTINUARÁ COM SUA VISÃO E AUDIÇÃO DE TÚNEL ATIVADA, ele apenas mudará o FOCO do alvo e não quebrará o estado de alerta!
SEM QUEBRA DO ESTADO DE ALERTA: Operador realiza o movimento com armamento engajado (utilizando o conceito de "terceiro olho"): Mantêm-se a visão de túnel, mudando apenas o foco.
COM QUEBRA DO ESTADO DE ALERTA: Operador realiza o movimento com armamento em posição Low Ready: Visão de túnel é dissipada e há uma melhor visão global situacional.
CLIQUE NO LINK ABAIXO E VEJA O TRAVIS HALEY COMENTANDO SUA VISÃO SOBRE O SEARCH AND ASSESS:
Ótimo vídeo elencando prós e contras da manobra S&A (utilizando o modo "sem terceiro olho" e com "terceiro olho")
Ótimas considerações, camarada! :-D
SEARCH AND ASSESS EM DIFERENTES PATAMARES:
Quando você precisa aferrar (deitar) durante o jogo e engajar seu "inimigo", a cada novo patamar você deverá realizar o movimento, pois poderá existir outro "inimigo" que não foi possivel ser detectado devido ao plano (deitado) em que você estava, portanto:
-Deitado: Ao neutralizar o "inimigo", faça o S&A com a cabeça, mantendo sua posição.
-Ajoelhado: Tão logo tenha percebido segurança, quando ajoelhar, deverá realizar outro S&A para checar se NAQUELE PLANO as coisas estão seguras.
-De pé: Tão logo tenha percebido segurança, quando levantar, deverá realizar outro S&A, para checar se NAQUELE PLANO as coisas estão seguras.
E NO AIRSOFT?
Creio que muitos gostariam de dizer: "Aranha, tu é maluco! Durante os jogos e eventos eu não fico nervoso, não tenho visão de túnel e mantenho perfeitamente minha visão periférica!"
Pra você, deixo a pergunta: Tem certeza que está no esporte certo? rsrsrs.
Brincadeiras à parte, conheço MUITOS jogadores (veteranos inclusive!) que de tão ansiosos pelo jogo, não conseguem dormir na noite anterior e ficam "pilhados" durante toda partida! Já presenciei "coladas de placas" homéricas, provando que - durante o evento - o operador que realmente "vive seu personagem" na guerra de mentirinha, tende a ter alguns "sintomas" citados nesse posts, inclusive visão e audição de túnel, motivo pelo qual acreditamos que valha a pena treinar a manobra. Além disso, existe a velha e boa SATISFAÇÃO PESSOAL em simplesmente fazer o que se tem vontade, portanto, se você acha que tudo isso é balela, sinta-se à vontade a NÃO treinar e/ou NÃO fazer, porém se você acredita que vale a pena tentar, inclua o S&A em seus próximos treinamentos, acredito que você irá curtir! Força & Honra!
Hop! Moçada, antes de entrar no assunto propriamente dito, gostaria de fazer algumas observações relevantes: AGRADECIMENTO: Gostaria de AGRADECER aos leitores, aos que comentam (aqui ou no Facebook) , que incentivam, que nos apoiam e que divulgam! Tenham certeza que esse é O GRANDEFATOR MOTIVACIONAL para que eu possa continuar escrevendo sobre Airsoft e demais assuntos correlatos. Em quase quatro meses de vida, temos mais de 5000 views, o que para um blog simples, feito em uma plataforma gratuita, sem recursos "mega-hiper-blaster-fodas" é um GRANDE feito! Sei que TACROOM é um espaço que certamente não será "mainstream", mas a cada view, a cada compartilhamento nas redes sociais de algum post aqui realizado, tenho certeza de estar no caminho certo. Portanto, MUITO OBRIGADO A TODOS VOCÊS! =========================================================== Para quem está conhecendo o blog AGORA, recomendo que antes leia a Parte 1 neste link: http://www.tacticalroom.blogspot.com.br/2014/11/tacroom-aonde-voce-quer-chegar-parte-1.html Agradecimentos e instruções devidamente realizados, vamos para segunda (e última) parte do tema: AONDE VOCÊ QUER CHEGAR? Acredito que neste momento você já tenha alguma ideia de como o Airsoft poderá auxiliá-lo a ir mais longe (seja como jogador ou na vida pessoal). Talvez agora, sua dúvida seja: "Ok Aranha, mas por onde devo começar? Gostaria de dar um passo à frente, ter uma experiência diferente do que já tive até o momento." Hoje, no Brasil, DOS QUE CONHEÇO, você teria duas opções, a saber: a) Cursos e oficinas da Special Combat - http://specialcombat.com.br/ b) Cursos e oficinas do W.K.G Tactical Group - http://wkgtactical.com/ OBSERVAÇÃO - AVISO AOS NAVEGANTES: Tais cursos são única e exclusivamente direcionados à PRÁTICA DA ATIVIDADE AIRSOFT! Ao fazê-los você estará apto a aplicar seus conhecimentos direcionados a atividade supracitada! Se você NÃO CONSEGUE ENTENDER isso, faça-nos um favor: NÃO APAREÇA! Abordaremos o TÁTICAS URBANAS (da moçada legendária do W.K.G Tactical Group) num momento oportuno, agora falaremos do curso disponibilizado pela SPECIAL COMBAT, intitulado: CURSO DE AÇÕES DE COMANDO - PARA AIRSOFT (Abaixo deixo a descrição do curso feita pelo CEO da empresa, Sr. Humberto Costa) ===========================================================
"COMO ORIGINOU?" O modelo deste treinamento originou-se da necessidade da formação de jogadores diferenciados para combates simulados, com nível de desempenho acima do normal. A maioria dos que buscam o curso de Comando para Airsoft já tem cursos de selva, como o Jungle Operations, que é um curso que incia e adapta o operador ao ambiente de selva, ensinando-lhe técnicas de combate adaptada ao esporte, dando noções e modelos de camuflagem, confecção de bivac, adaptaçao de vida e combate em selva.
Hurra!
Frente a ótima aceitação do Jungle Operations pelos praticantes, logo a SPECIAL COMBAT lançou o Jungle Expert, onde o operador dará um passo à frente, pois aprenderá a comanda patrulha (seja ela de reconhecimento ou combate) dentre outros "bizus". Neste treinamento temos uma exigência fisica e mental maior que no Jungle Operations, pois o jogador além de operar, irá planejar, alimentar-se de forma reduzida, com controle de água e também de sono.
Natação!
Percebendo que os Jungle Expert queriam dar mais um passo à frente, sugerimos o modelo deste curso de Comandos, desenvolvido pra jogadores que desejam aprender a operar nos demais ambientes, como urbano e aquático! Este será o cara que irá desbordar por onde o "jogador normal" não se atreveria, o Comando é treinado para de longos percursos , com peso (mochila e equipamentos), com eficácia, fazendo valer o Real Action / Milsim que todos sonhamos. Neste curso o jogador realmente aprende (e vivencia!) conhecimentos transmitidos por um Forças Especiais do EB, e pode (DEVE!) utilizá-los no seu dia-a-dia:
TRABALHO EM EQUIPE / ESPÍRITO DE CORPO
PENSAR E AGIR FRIAMENTE, MESMO SOB STRESS (Fisico e Mental)
ADMINISTRAR O DESCONFORTO E SUPERÁ-LOS (Fortalecimento Físico e Mental)
DENTRE OUTROS.
Como exemplo tivemos dois alunos que treinaram três meses pro curso; estavam com sobrepeso e que conseguiram perder 10 e 14 kg respectivamente! Suas vidas tem melhorado porque mesmo depois do curso, o cuidado com a alimentação continua e se mantém! Perceberam quão importante é mantermos a filosofia do "Corpo são, mente sã". QUEM SÃO OS COMANDOS? São jogadores que decidiram ser diferentes, fazer o que os demais não fazem, são, além de fortes, inteligentes, audazes e eficazes, lutando com humildade e honra pra se manterem nesse modelo.
Marcha!
Estes são os únicos Comandos treinados por um Comandos das Forças Especiais da ativa, adaptados ao esporte Airsoft, conquistando o GORRO NEGRO com coragem, determinação, ultrapassando seus limites, seja da fome, restrição de sono, cansaço e fadiga. São treinados pra ter a noite como parceira, usam o vento, a escuridão e a chuva como aliados. Formados apenas 13 em todo o Brasil (neste ano de 2014), farão em 2015 o curso de paraquedismo, pra uso em operações de Airsoft! COMO SER UM COMANDO? O inscrito receberá o edital do curso, do qual é cobrado teste físico - no período da manha do primeiro dia- em que deverá atender aos seguintes requisitos:
3Km em 20min – Corrida com calça e coturno.
5Km em 50min – Marcha com mochila de 10Kg.
50mts livre - Natação (sem tempo)
Os inscritos que passarem nos testes supracitados continuam nas instruções como aluno, porém, não alcançando os resultados serão eliminados, entretanto, poderão (caso queiram) permanecer como figuração e apoio nas instruções a serem realizadas.
Parte aquática.
QUAL O CONTEÚDO PROGRAMÁTICO DO CURSO? Primeiro Dia: 10:00 12:00 Instrução de natação utilitária 12:00 12:30 Almoço 12:30 15:30 Pista de orientação (Carta terreno) 15:30 18:00 Pista de tiro de ação reflexa (dupla) 18:00 19:00 Jantar 19:00 20:30 Nós e Amarrações 20:30 00:00 Pista tiro noturno – orientação (dupla) Segundo Dia: 00:00 04:00 Ocupação de ARC 04:00 06:00 Desmobilização ARC (Café) 06:00 09:30 Instrução de combate à localidade 09:30 12:00 Pista de tiro com stress 12:00 13:00 Planejamento Missão 13:00 15:00 Missão de resgate 15:00 16:00 Encerramento QUANDO SERÁ A PRÓXIMA SELEÇÃO? A próxima seleção será em Março/2015, para maiores informações acesse: www.specialcombat.com.br ****ATENÇÃO - ALGUNS PONTOS A SEREM LEMBRADOS:****
TODO O CONTEÚDO É ADAPTADO AO ESPORTE E DESENHADO PARA TAL!
NÃO EXISTE AGRESSÃO FÍSICA (Tapas, socos, pontapés, dentre outros)
O INSTRUENDO PODE DESLIGAR-SE DO CURSO QUANDO BEM DESEJAR
TODOS SE ALIMENTAM E BEBEM ÁGUA DURANTE O CURSO!
É DE SUMA IMPORTÂNCIA CHECK UP MÉDICO PARA A MATRÍCULA
Corrida de 3Km em 20 min!
ALGUNS DEPOIMENTOS DE ALUNOS QUE SE FORMARAM COMANDOS: "O Curso de Comando Airsoft me ensinou que além da vontade de completar um objetivo, precisamos treinar e trabalhar para que tal objetivo seja alcançado. Precisa primeiro plantar para depois colher. O curso me mostrou que objetivos foram feitos para serem superados, e com a graça de Deus, conseguimos superar. Falo estas coisas no plural porque aprendi que o bom da equipe é melhor que o meu ótimo sozinho, assim concordando com o que diziam meus antepassados: "Uma andorinha só não faz verão". Vemos neste esporte, e também para a vida, que o trabalho em equipe é imprescindível para o cumprimento da missão e para o crescimento individual em honra, companheirismo e entendimento das mais diversas situações. Deixo meus sinceros agradecimentos ao instrutor Fernando Pinheiro por tornar este aprendizado inestimável possível. Comando 05 sempre pronto! SELVA!" O Curso de Comando, fora a mística que o faz ser almejado, serviu , mais uma vez, pra provar que posso continuar depois das primeiras dificuldades, que elas me fazem mais forte, superando-as...e isso com a ajuda de amigos, que mesmo com baterias fracas, dividem o que tem pra que seu parceiro continue. Tivemos situações em que conseguimos reverter em meio ao caminho...ouvimos a frase: '' 02, passa o radio pro Sub. Ten., pra mim é o fim da linha...''...e poder reverter isso, com o espírito de equipe de cagar pro tempo da missão, mas com a mente de quem entra, sai...isso não tem preço, e o mesmo que falou, poderia ter desistido, mas com seus cangas não desistindo dele, ele também obteve forças pra continuar. Esse é o mundo de adaptações, do qual, hoje , em casa mesmo, você pensa...não tenho...não tem? Mas se adapta com o que tem, isso é um Comandos, ele faz acontecer , sem ter, ele é diferente, mais forte e adaptado pra fazer o que os normais não fazem, tem uma mente forte, é frio no comando e no combate e usa a noite como guia...além de toda informação que recebemos, o privilégio que tivemos de estar com um Comandos real, ver companheiros mudando a rotina de vida, melhorando sua saúde e seu dia a dia, de volta a civilização...esses somos nós, os malditos gorros negros...Order from Chaos! Comando 02! Ao ser convidado pra participar do curso, iniciei a preparação física e mental para poder cumprir a missão, a qual sabia não ser fácil... foram 3 meses em que fiz uma reeducação alimentar e exercícios físicos aeróbicos e anaeróbicos. Caminhadas, corridas, empenho, sacrifícios, sempre com o foco no brevê vermelho com a Caveira! Resultado... perdi 10kg e melhorei meu condicionamento e minha resistência física de forma impressionante! Fiz as prévias e pude então entrar no curso! Mas nada na vida é fácil! Acabei fazendo uma enorme bolha do peito do pé que se rasgou em um deslocamento para a instrução de natação utilitária. Fiquei com um pedaço de pele pendurado e com o peito do pé em carne viva! O instrutor me dispensou da instrução na água, mas pedi permissão pra participar mesmo assim... fiz um curativo e mesmo com muita dor, fiz as instruções, caminhadas e combates simulados previstos. Em dados momentos, devido ao terreno irregular, o pé virava e o curativo esfregava na carne viva... a dor chegou a quase me derrubar... o psicológico foi atingido... pensei em desistir. Mas aí o espírito de corpo, o companheirismo, o moral transmitido pelos companheiros de equipe me fizeram prosseguir... a dor foi ignorada quando focava em terminar a missão, agora não só por mim, mas para honrar meus companheiros que não me abandonaram um minuto! Combates rolaram a noite, na chuva, de dia, no mato, em localidade e mesmo ferido e já meio atordoado pela dor, me sentia feliz em prosseguir e cumprir as etapas do curso fazendo parte da seleta equipe! Ao final do curso, a sensação do dever cumprido somente se igualou ao que senti em missões reais de alto risco que cumpri em meus 20 anos de Policia Militar! Por isso, no último deslocamento, tive que puxar a canção: "Existe aqueles que querem mas não podem; Existem aqueles que podem mas não querem; Eu quero, eu posso, eu vou!! Comandos! Acima de tudo!! Abaixo de Deus!!! Hurra!!!" Obrigado aos Amigos da Special Combat e do Grupamento Alpha Comandos Airsoft por me ajudarem a vencer o maior do meus inimigos! A dúvida sobre minhas próprias capacidades de atingir meu objetivo! Hoje, mais do que nunca, enfrento e encaro os problemas de frente e sem medo! Combato como um Comando! Vini vidi vinci! Vim, Vi e Venci! Hurra! Comando 06!
Uma prévia...
=========================================================== Bem, caro leitor, se você chegou até aqui, certamente percebeu que "bancar" tal curso é - sobretudo - QUERER dar um passo à frente, não apenas no esporte, mas na vida pessoal! É óbvio que se você for inteligente o suficiente trará toda essa vivência para seu dia-a-dia, adaptando e superando as dificuldades e obstáculos que todos nós temos em nosso cotidiano. Neste momento, você certamente pensou: "Ah Aranha, vai a merda! Onde esses caras estão com a cabeça? Em que outro esporte se faz essas loucuras?" Meu caro, eu posso citar o Tour de France (feito pela moçada do ciclismo), o desafio Nike 600K Rio - São Paulo (pra moçada que tem tesão em correr longas distâncias) ou o famoso Ultra Man para os Triatletas (10 Km de natação / 276 Km de ciclismo e 84,4 Km de corrida), portanto, CABE A VOCÊ DESCOBRIR A DISPOSIÇÃO E O TESÃO QUE VOCÊ TEM PELA ATIVIDADE ESCOLHIDA, no nosso caso, o Airsoft! É claro que estamos falando de atletas profissionais, mas se vocês leram bem o que foi descrito no texto do Humberto, não é pedido NADA ALÉM DO NECESSÁRIO para que você mesmo possa cumprir o cronograma e as exigências do curso! Os questionamentos finais, serão de você para você mesmo! Até onde você quer ir? Até que ponto você pensa que aguenta? Até onde o incentivo e apoio dos companheiros o farão chegar mais longe? Até onde vai a SUA VONTADE? Estas respostas você obterá bancando o curso, portanto meu amigo, cabe a você estar disposto a ir buscar seu gorro preto! Para motivar mais:
Desafio Nike: "O desafio que virou documentário"
Tour de France: "Incredible Cycling Motivation"
Ultraman: "Become the impossible, become Ultraman"
VÁ E VENÇA! HURRA! Aranha Obs.: O TACROOM não é responsável pelo evento, apenas julga importante divulgar boas iniciativas (treinos, eventos, dentre outros) objetivando a prática salutar do Airsoft e Paintball.