Hop! Tactical Talk 07, uma edição especialíssima com a participação de um dos caras mais "old school" do MILSIM no país, o Mr. Marcelo Utsch, do Galos de Briga. LINK LINK LINK LINK: =================================================== http://www.spreaker.com/user/tacticalroom/tr-tactical-talk-07 ===================================================
Bate papo franco, sem edições e nem re-takes, sem firula - direto e reto! Praticamente uma hora e trinta de edição especial! Tenho certeza que vão curtir! Compartilhem! Divulguem! Curtam! Disseminem a informação, todos sairão ganhando! Vamos em frente! Força & Honra! Obs.: Atenção do material que foi tratado no programa: ===================================== LIVRO: GUERRA AUTOR: Sebastian Junger EDITORA: Intrínseca PREÇO (buscapé em 24/08): R$ 25,00 (média) ===================================== FILME: RESTREPO TRAILER (legendado): https://www.youtube.com/watch?v=uQ-z6hlXY_I ===================================== GAME: ARMA 3 PRODUTORA: Bohemia Interactive SITE PRODUTORA: https://www.bistudio.com/games/arma3 ===================================== CONHEÇA MAIS OS GALOS DE BRIGA: SITE: http://www.galosdebriga.net.br/ FACEBOOK: https://www.facebook.com/pages/Galos-de-Briga-Real-Action-Team/479554028737156
Hop! Meus amigos, de ante mão peço desculpas pela demora deste post, mas - acreditem - não foi por preguiça ou "vagabundagem", mas sim por problemas alheios à nossa vontade (infelizmente acontecem). Lembrando que este post está diretamente relacionado a outros dois, que são: 1) CONCEITO DE ÁREA DE TRABALHO 2) RECARGA ADMINISTRATIVA Se você, por acaso, não leu os anteriores, sugiro que o faça, pois dessa forma o entendimento e absorção do conteúdo serão sensivelmente melhorados. Mas, antes de começarmos, vale o lembrete: ************************************************************************* Nunca é demais lembrar que tudo que trazemos neste blog é direcionado única e exclusivamente para a prática salutar das atividades airsoft e paintball. *************************************************************************
RECARGA TÁTICA: *CONCEITO: A recarga tática tem por objetivo: 1) Manter - sempre que possível - um carregador PLENO em sua arma, deixando o jogador com quantidade "full" de munição para o próximo combate. 2) Aproveitar o carregador semi-pleno (que estava no equipamento antes da inserção do pleno) pois como nele ainda haverá munição, esta poderá ser de grande valia num próximo confronto. Obs.: Acima da técnica a ser utilizada (veremos que existem variações), é fundamental que o CONCEITO seja absorvido (antes mesmo da técnica propriamente dita), pois só assim, o jogador saberá o que fazer, independentemente do procedimento/técnica escolhida. *CARACTERÍSTICAS: Não é realizada sob stress do combate (ou pré combate ou pós, não durante o mesmo) Ao ser realizada a manobra, o jogador deverá - preferencialmente - procurar abrigo ou, caso indisponível, agachar-se (reduzindo a silhueta) antes de manipular seus magazines. Ao ser realizada a manobra, o jogador deverá -preferencialmente - verificar se os demais companheiros de equipe o estão cobrindo para que ele realize o procedimento. Preferencialmente TODOS DA EQUIPE (que não estejam com magazines plenos) deverão realizar o procedimento, entretanto, não na mesma hora! Ou se procede individualmente ou em duplas, para que tenham sempre jogadores atentos ao ambiente ao seu redor (evitando emboscadas e surpresas adversárias).
Travis Haley realizando a recarga tática na plataforma M4. Note o "L" que é feito com os magazines.
*DISPOSIÇÃO DO EQUIPAMENTO: É de suma importância que o praticante tenha em mente que a "correta" disposição dos magazines no seu colete (seja qual modelo for) será muito importante no que diz respeito a velocidade de "saque" proporcionando - ao fim - maior assertividade a técnica. A imagem abaixo visa ilustrar isso: observe que a numeração dos magazines (e as cores utilizadas) demonstram a PREFERÊNCIA de "saque" (caso não haja o remanejamento dos mesmos, algo que falaremos mais abaixo). O magazine de número 1 está mais próximo à mão reativa, reduzindo o arco de movimento e facilitando todo o processo. Imaginemos que o magazine preferencial não fosse o de número 1, mas sim o de número 4; note, que além do percurso ser maior (maior arco de movimento), a mão reativa irá passar por toda extensão da região abdominal, e a depender do número de acessórios que o operador disponibilize neste local (mosquetões, fitas, cabos, multitools e demais itens) poderá dificultar o movimento. Pra "piorar", quando o jogador realizar a ÁREA DE TRABALHO, a coronha da arma ficará muito próxima ao magazine 4, podendo causar - novamente - contratempos desnecessários à recarga.
O triângulo azul refere-se ao conceito do "triângulo do mergulho" (neste caso, invertido), que preconiza que os equipamentos de primeira necessidade devem estar sempre à frente, pois seu acesso é facilitado (anatomicamente falando) - e, por conseguinte, reduzindo o tempo de acesso.
Conceito trazido pelo Marcelo Quicksilver (OBRIGADO!) :-)
A grosso modo, para a realização da recarga, a preferência SEMPRE SERÁ (como primeira opção) do magazine localizado no porta carregador de número 1 (na cor verde escura), ao lado OPOSTO da minha mão forte (no meu caso, sou canhoto, o carregador preferencial estará localizado no lado direito) *IMPORTÂNCIA DO REMANEJAMENTO Sempre que for possível (janela de oportunidade) o jogador deverá realizar o REMANEJAMENTO dos magazines, pois desta forma estará mantendo UM ÚNICO PROCEDIMENTO para a realização da recarga, que é: sacar o magazine sempre pleno do porta carregador de número 1. A lógica, é: - Magazine VAZIO: descarta no "drop mag pouch" (seta vermelha da imagem abaixo). Magazine descartado não deverá ser pego novamente (mesmo que, por erro, o jogador o tenha lançado lá com algumas BB´s). - Magazine SEMI PLENO (independente do número de BB´s restantes): deverá ser remanejado e colocado no porta magazine de número 4 (vide imagem abaixo, seta laranja). - Os demais magazines (plenos) dispostos nos coletes deverão ser remanejados para mais próximo da posição 1 (local preferencial para o saque).
Ciclo de recarga (com remanejamento do magazine semi-pleno ou descarte do magazine vazio)
*PROCEDIMENTO: (passo à passo) Obs.: Para CANHOTOS
1) Disparo no adversário. 2) Reduz silhueta + área de trabalho. 3) Área de trabalho + acesso ao carregador. 4) Detalhe do dedo indexador do magazine. 5) Como sou canhoto, passo o magazine para o dedo anelar + indicador, usando o conceito de pinça. 6) Com o magazine pleno fixo (pinça), aciono o botão que retém o magazine (mag release) com o polegar, segurando ao mesmo tempo o magazine com o dedo anelar + mínimo + palma das mãos. 7) Removo o magazine utilizado. 8) Encaixo o magazine pleno. 9) Acondiciono "onde der" o magazine semi pleno (no caso da imagem, foi dentro do colete) 10) Com a janela de oportunidade, remanejo todos eles. Obs.: Como sou canhoto e a M4 não é uma plataforma "não amigável", eu me adequei a essa técnica. Para os DESTROS, mudam apenas os passos referentes à troca, pois o destro pode fazer o "L" com os magazines e ejetar o carregador com o dedo indicador da mão forte, vejam abaixo: 1) Disparo no adversário (idem imagem acima canhoto) 2) Reduz silhueta + área de trabalho (idem imagem acima canhoto) 3) Área de trabalho + acesso ao carregador (idem imagem acima canhoto) 4) Reparem que, para o destro, o carregador pleno "encaixará" no magazine que está na arma, dando apoio e com o indicador da mão forte, você irá pressionar o mag release removendo o carregador semi-pleno. 5) Note o "L" com os dois magazines encaixados na mão. 6) Com o "L", basta rotacionar o punho e automaticamente você terá o seu dedo indicador (e, neste caso, indexador) "apontando" para o fosso do carregador da M4. Siga até o final realizando o encaixe. 7) Após o encaixe, remanejo os magazines (caso seja possível).
ALGUNS VÍDEOS ILUSTRATIVOS: Reparem que haverão diferenças de PROCEDIMENTOS (trouxe esses vídeos de forma proposital, para demonstrar que não existe apenas uma maneira para a técnica), todavia, a FILOSOFIA (entendimento do contexto) não muda, e é justamente isso que o jogador precisa incorporar e fixar.
Esse vídeo é interessante, pois o Travis Haley (quando está sem o porta magazine da cintura, referente ao "speed reload") "divide" o colete em 2 partes:
ESQUERDA - para recargas emergenciais (speed reload)
DIREITA - para recargas táticas
FINALIZANDO: De novo, mais uma vez, novamente: O jogador deverá ter em mente que acima da técnica, está o entendimento da mesma. A forma de execução da manobra pode ser variada (vide vídeos acima), mas o CONCEITO é único. Ademais, o exemplo foi dado apenas para a plataforma M4 e armas curtas, contudo, introjectando o conceito, o operador poderá usar a técnica na plataforma de sua preferência. Se vocês gostaram, por favor, divulgue e dissemine o conhecimento, tenho certeza de que todos serão beneficiados! Muito obrigado! Força & Honra! Aranha
RUN TO THE HILLS! No dia em que o Iron Maiden lança música nova do novo álbum, nós não ficamos por baixo, lançamos nosso aguardadíssimo TACTICAL TALK 06 (ou seria 666?)! ======================================================== http://www.spreaker.com/user/tacticalroom/tr-tactical-talk-06 ======================================================== Sem "re-takes", sem firulas, sem mimimi! Direto e reto, na lata! É headshot! Tactical Talk 06, senhoras e senhores! Divirtam-se! Força & Honra!