Hop!
Moçada, o tema hoje foge da área técnica e parte para área filosófica da nossa atividade. Tem por objetivo fomentar à reflexão sobre como nós, enquanto praticantes sérios, podemos influenciar ou sermos influenciados por terceiros.
De ante-mão sabemos que o Airsoft & Paintball são atividades eminentemente coletivas; você até pode treinar sozinho, mas para por em prática todo seu potencial, será necessária a interação com outros jogadores que estarão no mesmo campo de jogo que você (do mesmo lado ou oposto, pouco importa).
Este é o primeiro ponto que devemos solidificar: A importância dos colegas que praticam o mesmo que você, pois sem eles não haverá "evento".
Outra aspecto peculiar à nossa atividade é que ela é basicamente composta por "Machos Alfa".
Conceito: "Macho alpha ou macho alfa é uma expressão do ramo da zoologia, usada para descrever um elemento de um grupo de animais que apresenta características dominantes, sendo o líder desse grupo. A expressão pode ser explicada porque alpha é a primeira letra do alfabeto grego, o que significa que o elemento que tem essa designação é o primeiro, o mais importante.
No caso do ser humano, um macho alpha (ou homem alpha) é a designação de um indivíduo dominante e confiante, que exerce uma função de liderança perante outros elementos do grupo."
Temos no Airsoft & Paintball o cara que gosta de arma, que vibra com esportes de aventura, curte "ostentar" suas façanhas referentes ao MilSim, dentre outros. Perceba que - em aspectos gerais - NÃO HÁ MAL ALGUM NISSO, pois é natural da própria atividade, todavia, tais características também podem trazer à tona "sentimentos ruins", como egos inflados, sensação de superioridade constante e, porque não dizer, soberba.
Acredito piamente que esses são sentimentos incompatíveis com QUALQUER ATIVIDADE QUE SE DESEMPENHE NA VIDA, cabendo ao indivíduo travar uma batalha intimista em busca do crescimento pessoal, alimentando seu lado positivo e deprimindo seu lado negativo.
Este é o segundo ponto que devemos solidificar: A importância de fomentar (e retroalimentar) sentimentos POSITIVOS uns nos outros. Uma palavra de incentivo, um gesto bacana ou um feedback consciente tem como resultado efeitos extremamente benéficos (que, inclusive, transcendem a atividade desportiva!).
Isto posto, meus amigos, temos as duas vertentes a serem abordadas neste texto, que são:
TENHA UM MENTOR e SEJA UM MENTOR.
Me deparei a primeira vez com essa ideia (formalmente, digamos assim) quando assisti no Youtube o ex. Navy Seal, David Rutherford, explicando sobre seu "método motivacional" intitulado FROGLOGIC. Tal método traz 8 princípios para desenvolver a auto-confiança, e dentre esses princípios (o sétimo, para ser mais exato) está o "MENTORING".
Para este princípio, ele comenta que por mais que você seja um cara que detenha um enorme conhecimento, jamais saberá de tudo, motivo pelo qual se deve ter um (ou mais de um) "mentor" em quem confiar e seguir.
Em contra partida, você pode (e deve!) ser o mentor de pessoas que estão construindo e solidificando o conhecimento, adotando para isso uma postura em compartilhar o conhecimento obtido ao longo dos anos, retroalimentando, portanto, este ciclo virtuoso.
Eis o vídeo:
Elenquei alguns itens que me vieram à cabeça quando penso em TER e SER um mentor, são eles:
TENHA UM MENTOR:
-Ter um mentor é entender que por mais que você saiba algo, sempre haverão pessoas que saberão mais que você.
-Ter um mentor é entender que existe uma "locomotiva" a ser alcançada, "locomotiva" esta que te coloca em constante movimento e que te faz crescer. Te deixa dinâmico!
-Ter um mentor é entender que você deve ser grato a cada estendida de mão que lhe é oferecida, reconhecendo a generosidade de tal ato.
-Ter um mentor é vibrar a cada vitória deste, pois você saberá que - de alguma forma - esse sucesso também chegará até você, seja através de novas informações ou solidificação das antigas.
-Ter um mentor é ter alguém para admirar e se espelhar, afinal, somos todos pequenas engrenagens que compõem um grande sistema chamado sociedade.
SEJA UM MENTOR:
-Ser um mentor é saber que você já foi iniciante um dia, e assim como alguém lhe estendeu a mão, você - agora - poderá fazer o mesmo por alguém que precise de uma força para começar.
- Ser um mentor é saber que existirão os "filhos da puta" que virão até você por puro e simples interesse sórdido, mas que ainda assim você tentará separar o joio do trigo e continuará ajudando aos que solicitam uma força.
- Ser um mentor é continuar em busca do conhecimento e aprimoramento constantes, pois quanto mais estuda sobre um assunto, menos se sabe sobre ele! (paradoxal, mas verdadeiro!)
DICAS PRÁTICAS:
Alguns devem ter pensado: "Ok Aranha, muita filosofia, tudo muito bonito, mas como tornar isso concreto?"
A) Promova encontros objetivando a apresentação da atividade para os novos interessados (neste primeiro contato não precisa dos equipamentos!) Pode ser em um shopping, uma praça, um pequeno auditório...enfim, você descobrirá o melhor lugar.
B) Para um segundo momento, escolha um local seguro e apresente os equipamentos, dando dicas de funcionamento, lojas, marcas, modelos, prós e contras, dentre outros.
C) Abra o treino de sua equipe para mostrar como vocês fazem. Não precisa ser SEMPRE, mas de tempos em tempos convide quem considerar interessado para treinar com você e sua equipe!
D) Junte-se com mais equipes e promova um "DIA DE TREINAMENTO" com os novatos, destacando a importância da SEGURANÇA e de como aprender o básico já é um passo muito importante!
E) Participe de discussões SAUDÁVEIS nas redes sociais, expondo seu ponto de vista (de forma educada) e procurando entender a opinião alheia (ainda que discorde dela).
F) Compartilhe material que você julgue pertinente para que os novatos possam criar um "banco de dados" para futuras consultas.
G) Crie "jogos" para novatos, com objetivos mais simples e acompanhe de perto (participando, ou não do jogo) a performance dele, verificando aspectos como segurança, honra, cordialidade, etc.
H) Destaque a importância em caminhar a par e passo com as LEIS VIGENTES NO PAÍS, sem usar de subterfúgios para "justificar" deslizes propositais. Sabemos que elas são cheias de lacunas e permitem diversas interpretações (das mais bem intencionadas às mais enviesadas). Devemos tomar cuidado!
Enfim camaradas, como bem diz a propaganda: "Existem mil maneiras de se preparar Neston"! Todas as dicas acima já vi na prática (RJ, CE, PR, SC, BA, RS, SP dentre outros Estados) e são muito simples de serem executadas!
Ainda que pareça utópico ou "viagem demais" da minha cabeça, acredito que devemos ser protagonistas da mudança que queremos ver no Airsoft / Paintball em nosso país. Reclamar depois de tudo ir por água abaixo não surtirá o efeito desejado!
Parafraseando um tal de Isaac Newton:
“Se pude enxergar mais longe, foi porque me apoiei nos ombros de gigantes”
TACTICAL TIP
A Tactical Tip do mês de fevereiro traz a HQ chamada ZDM (Zona Desmilitarizada), que conta a história de um jovem repórter em meio a uma guerra civil em plena Nova Iorque.
Para saber mais: http://pt.wikipedia.org/wiki/DMZ_%28revista_em_quadrinhos%29
Vamos em frente!
Força & Honra!
Sites Consultados:
http://www.significados.com.br/macho-alpha/
http://www.teamfroglogic.com/
http://dererummundi.blogspot.com.br/2010/11/prefacio-sobre-os-ombros-de-gigantes.html
Aranha